Em primeiro plano, é necessário salientar que o Brasil, de acordo com pesquisas, está entre os países com maior mercado de drogas ilícitas. Contudo, também é muito comum o uso de alucinógenos legalizados como as bebidas alcoólicas, entretando, apesar de ser algo banal trás muitos males tanto para a saúde, quanto, em muitos casos, para a vida social. De acordo com o filósofo Aristóteles "Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer." Nessa perspectiva, é possível compreender o fenômeno crescente do consumo dessas substâncias, e que muitas vezes é decorrente da falta de conhecimento das consequências do uso dessas drogas.
Outrossim, é importante ressaltar que muitas vezes o narcotráfico, e o exacerbado uso de substâncias ilícitas deriva de uma desigualdade social. Levando em conta, que há grande concentração do comércio de drogas em áreas de baixa renda, uma vez que, é frequente a entrada de jovens no tráfico com o objetivo de ajudar suas famílias financeiramente.
É necessário, portanto, que as famílias e as escolas, juntamente com programas de combate às drogas, como o Proerd, mostrar aos jovens as consequências do uso de entorpecentes. Assim, por meio de palestras com ex-usuários, e por meio de campanhas que visam alertar as complicações causadas por essas substâncias, consequentemente, haverá maior compreensão sobre os possíveis males. Cabe também ao governo dar maior atenção para leis que visam promover auxílio e tratamento aos dependentes químicos, investindo em clínicas de reabilitação, como também oferecendo ajuda aos familiares desses indivíduos. Logo, o número de consumo de entorpecentes e o narcotráfico reduziriam, e a população, assim, entenderia os riscos que as drogas proporcionam. Dessa forma, a política antidrogas no Brasil se tornaria mais eficaz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.