Em primeiro plano, é necessário salientar que o Brasil, de acordo com pesquisas, está entre os países com maior mercado de drogas ilícitas. Contudo, também é muito comum o uso de alucinógenos legalizados como as bebidas alcoólicas, entretando, apesar de ser algo banal trás muitos males tanto para a saúde, quanto, em muitos casos, para a vida social. De acordo com o filósofo Aristóteles "Todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer." Nessa perspectiva, é possível compreender o fenômeno crescente do consumo dessas substâncias, e que muitas vezes é decorrente da falta de conhecimento das consequências do uso dessas drogas.
Outrossim, é importante ressaltar que muitas vezes o narcotráfico, e o exacerbado uso de substâncias ilícitas deriva de uma desigualdade social. Levando em conta, que há grande concentração do comércio de drogas em áreas de baixa renda, uma vez que, é frequente a entrada de jovens no tráfico com o objetivo de ajudar suas famílias financeiramente.
É necessário, portanto, que as famílias e as escolas, juntamente com programas de combate às drogas, como o Proerd, mostrar aos jovens as consequências do uso de entorpecentes. Assim, por meio de palestras, com ex-usuários, e por meio de campanhas que visam alertar os males causados por essas substâncias. Cabe também ao governo dar maior atenção para leis que visam promover auxílio e tratamento aos dependentes químicos, investindo em clínicas de reabilitação e, oferecendo também, ajuda aos familiares dessas pessoas. Logo, o número de consumo de entorpecentes e o narcotráfico reduziriam, e a população, assim, entenderia os riscos que as drogas proporcionam. Dessa forma, a política antidrogas no Brasil se tornaria mais eficaz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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