Nesse contexto, a ausência de políticas públicas eficientes que assegurem o direito ao trabalho gera o problema do desemprego com o avanço das novas tecnologias, uma vez que os responsáveis pelos direitos trabalhistas não têm preconizado o auxílio às companhias para uma modernização consciente, que, dessa forma, não prejudique os trabalhadores substituindo sua mão de obra, como consta no artigo 23° dos Direitos Humanos, cujo assegura a toda pessoa o direito ao trabalho e à proteção contra o desemprego. Logo, percebe-se que intervenções são necessárias em torno do infortúnio que infringe a cidadania.
Ademais, é importante destacar a falta de instruções educacionais dos trabalhadores para manusear os novos equipamentos, perdendo seus empregos para outras pessoas instruídas, em consequência de uma educação falha no Brasil que não investe, como deveria, em cursos profissionalizantes para à população, tal como funcionam as escolas finlandesas, onde os alunos adquirem conhecimento em diferentes áreas, além de aprenderem as matérias tradicionais. Nesse sentido, como disse Malala: "Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo", ou seja, medidas devem ser tomadas para que a educação seja utilizada em prol do desenvolvimento social e na proporcionalização de mais oportunidades no mercado de trabalho.
Portanto, o avanço tecnológico tem relação com o desemprego no país porque o direito ao trabalho não é assegurado e a educação não é utilizada para desenvolver uma sociedade com mais oportunidades de acesso a um emprego. Por isso, para combater o ocorrido, é necessário que o Ministério do trabalho, com o auxílio do Ministério da Educação, promova palestras e campanhas, em diversas mídias sociais, que retratem a importância dos direitos dos trabalhadores e de uma educação de qualidade, por meio de debates com pessoas que vivênciam tal realidade, com a finalidade de diminuir o número de pessoas desempregadas e formar uma população com condições acessíveis ao conhecimento e, consequentemente, a mais oportunidades no mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.