No entanto, com o surgimento da nova era digital surgiu também pessoas mal—intencionadas, como, por exemplo, os piratas informativos, golpistas e estelionatários o que se torna uma circunstância preocupante aos usuários.
Nesse contexto, segundo o inventor Steve Jobs, ele já afirmava que a tecnologia moveria o mundo, contudo, alguns usuários têm agido de má-fé e buscam a todo momento se aproveitar da vulnerabilidade de outros usuários, o que segundo a Constituição e a Lei Geral de proteção de dados (LGPD) se caracteriza como crime cibernético. Logo, com a vulnerabilidade dos usuários na Internet, muitos criminosos buscam tirar proveito da situação criando sites falsos, conhecidos também como "phishing", com o intuito de roubar dados e informações como, as senhas de cartões, tendo como consequência lesar o usuário que sem perceber fornece os seus dados pessoais. Por outro lado, existe também os golpistas que buscam manipular suas vítimas de modo a conseguir dados de documentos pessoais e muitos vendem os dados para outros criminosos que tentam se passar pela vítima o que o pode causar muitos danos irreversíveis.
Desse modo, como consta na carta magna o Estado tem por obrigação promover e assegurar a proteção de dados, porém os usuários também precisam se atentar e se conscientizar de que a manipulação nas redes sociais tem ganhado força a medida que cada vez mais os usuários dependem das redes, seja para trabalhar, estudar, comprar ou simplesmente por entretenimento. Pode-se concluir ser um papel de todos junto a norma jurídica combater e evitar a manipulação do comportamento nas redes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.