Historicamente, a sociedade brasileira é fundada na cultura do patriarcado e, portanto, no heterossexismo – traços esses que levam a uma demonização do diferente. Dessarte, evidencia-se que o artigo 5° da Constituição Federal, ainda que tenha como fundamento a dignidade da pessoa humana, infelizmente, não é exercido pelo corpo social. Nesse viés, os indivíduos pertencentes à comunidade LGBT são fragilizados e assolados psicológica e fisicamente. Nota-se ainda, que os criminosos posicionam como se a prática de tal violência fosse “legal”, o que corrobora a tese da filósofa Hannah Arendt sobre a banalidade do mal enraizada na sociedade.
Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, afirmou que para haver maior humanização, democracia e viabilização do amor, a educação deve ser um dos principais pilares, pois sem ela a sociedade dificilmente mudará. Nessa lógica, constata-se que a falta de abordagem contra à prática dos preconceitos exercidos sobre determinados grupos, torna a educação cada vez mais retrógrada e negligente.
Outrossim, urge que o Ministério da Educação, com o apoio de psicólogos e psiquiatras, reformule as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e inclua o combate às violências como carga obrigatória do ensino público e privado, para todas as séries e EJA (Educação para Jovens e Adultos), afim de moldar o corpo social, preparando os cidadãos de maneira eficiente. Para maior eficácia na aplicação dessa obrigatoriedade, deve haver capacitação para diretores, coordenadores e professores, por meio de cursos presenciais ou virtuais com os principais representantes dessa luta, além de especialistas nas questões de gênero e educação. Cabe também aos pais e familiares, ensinar as crianças e adolescentes que toda forma de amor é justa. Desse modo, o âmago da questão reverter-se-à.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada