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Por Lucas13
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#74107
Muitos países sofrem com a falta de alimentação e um dos pontos para isso acontecer é o desperdício. Ademais, infelizmente o país brasileiro apresenta esse problema de desperdício de alimentos. Deste modo, muitos indivíduos não têm o que comer e as crianças e jovens não conseguem se desenvolver por conta da má alimentação.

Eventualmente, a fome atormenta vários países, principalmente do continente africano. No entanto, os brasileiros também têm problemas em relação a insegurança alimentar, pois não sabem o que podem comer na hora da refeição. O programa do governo "Bolsa família", colabora com as famílias de extrema pobreza. Todavia, não são todos que conseguem receber esse auxílio.

Outrossim, é o problema da má alimentação, que afeta crianças e jovens. Visto que, com a falta de alimentos, não se tem uma boa alimentação, e assim a criança não consegue se desenvolver de maneira saudável. Ademais, por falta de nutrientes, pessoas ficam mais expostas a vírus e bactérias, e isso torna prejudicial a vida de pessoas que não têm o que comer.

Portanto, o desperdício afeta várias causas e devido a isso pessoas mais pobres tendem a sofrer mais. Sendo assim, o governo deve apresentar mais programas de ajuda financeira para pessoas de baixa renda, e por meio da mídia televisiva mostrar as diversas desvantagens do desperdício de alimentos, com o objetivo de atenuar esses problemas e com a finalidade de ajudar indivíduos de maior carência alimentar. Desta forma, irá conseguir ter um país mais justo e igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Jotaveh
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#74235
O tema foi compreeendido bem, mas...

Na introdução você não apresentou as causas da problemática que seriam argumentadas nos parágrafos de desenvolvimento.

Não citou conhecimentos de outras áreas nem citações > falou apenas da fome na África de forma superficial, o que configura senso comum.
Os argumentos são rasos.

A solução é vaga e, de novo, cai no senso comum. "o governo" é muito amplo. De qual parte do Governo você se refere: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério da Defesa, Ministério da Educação, da Saúde, Universidades, Institutos, etc....
Na solução você deve responder 4 questões sobre a solução:

1. Quem vai fazer (Ministérios, ONGS, Poder Judiciário, etc...)
2. O que vai fazer (Qual a ideia central da solução)
3. Como vai fazer (qual o meio: mídias, escolas, etc...?)
4. Qual vai ser o resultado desse fazer ("Assim, a sociedade poderá alcançar...."etc)
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Por Cleverson
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#74332
Lucas13 escreveu:@Cleverson corrigir pontua minha redação por favor
Oi, Lucas. Tudo bom? Você escreve muito bem, não encontrei nenhum erro de acentuação/pontuação, mas sua argumentação não é muito eficaz, você não detalha seus argumentos e não deixa claro seu posicionamento. Recomendo que estude argumentação e repertórios para a redação. Além disso, sua conclusão também é um pouco vaga. Recomendo que você estude os 5 elementos da proposta de intervenção.

Lembre-se:

Agente: quem vai fazer?
Ação: que tipo de solução pode ser feita?
Modo/Meio: por quais vias isso pode ser concretizado?
Detalhamento: válido detalhar qualquer um dos 4 elementos.
Finalidade: qual o objetivo dessa ação? Que propósito será almejado?


Dica: estude os pontos que apontei e, além disso, leia redações nota mil de edições anteriores do ENEM (você encontrará essas redações no google). Continue estudando e fazendo redações.
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