Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a falta de medidas do governo para erradicar essa vivência indigna a todo cidadão. Nesse sentido, tornando invisível cada vez mais a situação dos mesmos. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, essa conjuntura configura-se como violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como moradia e alimentação. O que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de empatia da sociedade como impulsionador da exclusão social vivida por sem-tetos no Brasil. O escritor Tomás Chiaverini, em seu livro “Cama de cimento”, relata a experiência de ter se disfarçado de mendigo para analisar o comportamento da sociedade perante sua condição. Diante de tal exposto, foi testemunhado que apenas 12% da população ativa da cidade se propôs a oferecer quaisquer serviços mínimos e essenciais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade da construção de valores empáticos no Brasil: fator imprescindível na construção de uma sociedade democrática. Para isso, é fundamental que o Estado aja por intermédio do Ministério da Habitação e do Bem-Estar Social com ONGs e programas sociais que incentivem a reintegração de modo que moradores de rua possam participar do mercado de trabalho brasileiro para seu sustento básico. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada