Primeiramente, o silenciamento desse problema é extremamente prejudicial, pois não permite que as questões abrangidas sejam debatidas e solucionadas. O silenciamento pode ser atribuído principalmente à má influência midiática, que não expõe e debate o problema como deveria. Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para instrumento de democracia, não deve se tornar um mecanismo de opressão. Ou seja, se as informações não são transmitidas ou são deturpadas, impedem a expressão das vítimas do preconceito e da apatia.
Em segundo lugar, a insuficiência legislativa impulsiona a impunidade e a perpetuação do preconceito e dos crimes de ódio no Brasil. Segundo Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre os cidadãos. Desse modo, se política e legislação não trabalham em soluções eficazes para quem dissemina o ódio e o põe em prática, uma realidade confortável, afetuosa e justa a todos se torna distante e quase utópica.
Portanto, é imprescindível intervir sobre o problema. Para isso, é necessário que o Poder Público, juntamente com agentes de comunicação e publicidade invistam em informação sobre e visibilidade às pessoas vítimas de todos os tipos de preconceito, visando seu debate através de todos os meios midiáticos, por meio de programas e jornais televisivos ou de rádio, por exemplo, em conjunto com o meio digital, em redes sociais e internet. Além disso, é fundamental que o Poder Executivo e Legislativo trabalhem em leis e cumprimentos penais mais rígidos e eficazes a quem propaga esse tipo de crime, visando punições justas e segurança física e mental às vítimas e à sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.