Sob essa ótica, destaca-se que o capitalismo contribui para a ausência de planejamento financeiro no país. De acordo com o filósofo alemão Karl Marx, a partir da mecanização da produção, o estímulo ao consumismo tornou-se fator primordial para a manutenção desse sistema. Com isso, criou-se o fetiche sobre a mercadoria, em que a felicidade seria alcançada com a compra do produto. Desse modo, o controle financeiro fica de difícil efetividade, uma vez que o consumo é realizado de forma emocional, não racional.
Paralelo a isso, vale abordar a frase do filósofo Immanuel Kant, “ O homem é o que a educação faz dele”. Nota-se com essa frase a importância do ensino. Todavia, no que tange a orientação educacional brasileira, ainda persiste uma lacuna em relação à qualidade do ensino. Espera-se que as escolas formem cidadãos preparados para a vida adulta, porém essa expectativa se extingue quando se observa a falta de educação financeira nas escolas. Falta às instituições de ensino desenvolverem consciência financeira em seus estudantes para que eles consumam de forma racional.
Torna-se relevante, portanto, medidas que atenuem a desinformação econômica, Com isso, cabe ao Ministério da Economia, em conjunto com a mídia televisiva, criar uma campanha chamada “consumo consciente”, que serão veiculadas em horário nobre, e por meio da participação de profissionais do ramo financeiro, com o fito de abordar a educação financeira de maneira descontraída e assim conscientizar o público geral da importância do planejamento na hora de comprar.
@maiconpgtu @elliss oie gente, algum de vcs poderiam corrigir essa minha redação e se puder me tirar uma dúvida? É obrigatório duas propostas de intervenção? nesta redação eu só fiz uma e achei que não ficou muito bom já que abordei dois problemas. Enfim se puderem me ajudar fico muito agradecida
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.