Em primeiro lugar, com a chegada dos portugueses ao Brasil no século XV, trouxe-se um ideal patriarcal característico dos europeus da época, o que consequentemente, agravou a inferiorização das mulheres aos homens. Nesse contexto, os homens têm um poder androcêntrico sobre as mulheres, muitas vezes as violentando caso não cumprissem com suas expectativas. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Datafolha, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofrem algum tipo de violência no Brasil, em sua maioria, dentro da própria casa. Diante disso, vê-se a vulnerabilidade que as mulheres tem para com os homens.
Em segundo lugar, em 07 de Agosto de 2006, foi sancionada a lei Maria da Penha, que visa coibir e previnir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Todavia, segundo dados levantados em 2018 do Conselho Nacional da Justiça(CNJ), apenas 5% das denúncias contra casos de violência doméstica tiveram andamento, apresentando-se assim a negligência do governo sobre tal problema.
Portanto, constata-se que a violência doméstica é fruto da cultura patriarcal, e do negligenciamento governamental. Diante disso, é fundamental que o governo em parceria com o MEC (Ministério da Educação) acione adendos nas instituições de ensino de modo a ensinar os alunos, desde o início de sua formação, sobre a importância do respeito aos diferentes gêneros. Além disso, o governo deve iniciar ações para agilizar as denúncias de casos de violência doméstica. Ademais, políticas públicas devem ser efetivadas, com projetos de fiscalização domiciliar e palestras informando a respeito da violência doméstica. Desse modo, alcançaremos um mundo com menos violência e mais harmonia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada