Primeiramente, é preciso ressaltar o impacto negativo da desinformação na população brasileira. De acordo com o estudo publicado pela entidade de ativismo virtual Avaaz em 2020, sete em cada dez brasileiros acreditaram em falsas notícias sobre a pandemia da Covid-19. Como resultado, o movimento antivacina cresceu assustadoramente, se transformando em uma ameaça não só à saúde pública, mas também à economia e à retomada de atividades. Logo, é inescusável que se tomem providências para combater a divulgação de tais falácias.
Convém ressaltar, nesse ínterim, o ódio produzido pelos disseminadores de mentiras publicadas na 'internet'. Em conformidade com notícias veiculadas em mídias sociais, o grupo conspiracionista QAnon promoveu a malfadada invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021, com o objetivo de forçar o congresso a rejeitar a vitória do recém-eleito presidente Joe Biden. Similarmente, todos os dias, cidadãos comuns têm suas reputações manchadas pela publicação de inverdades, sem que haja reparação de tal crime. Assim, é imperativa uma readequação das políticas públicas no que diz respeito à veiculação de informações inverídicas.
Desse modo, o Governo Federal, através do Ministério da Justiça - órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos - deve criar leis que punam exemplarmente os que propagam notícias mentirosas, com o objetivo de desestimular tal prática, na esperança de que o banco da justiça mencionado por Luther King não seja, mais uma vez, falível.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.