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Por Lia07
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Na série Anne com um "E", uma garota indígena é retirada da sua família, para frequentar a escola religiosa católica para filhos de canadenses indígenas, onde foi maltratada, humilhada, forçada a deixar sua raiz cultural, nome e língua. Assim, como na trama, evidencia-se, ainda, na sociedade contemporânea brasileira, a invisibilidade indígena. Essa realidade se deve, essencialmente, à violação dos direitos indígenas e à violência contra os povos indígenas. Nesse sentido, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, pois na sociedade contemporânea brasileira, ainda é notória essa problemática.

Em primeira análise, vale ressaltar que, a Constituição Federal de 1988, assegura o reconhecimento de costumes, crenças, tradições, línguas e o modo de vida. Embora intitulado, é evidente, o não reconhecimento desses direitos na sociedade brasileira. Sob essa conjuntura, este cenário, é atrelado à chegada dos colonizadores ao Brasil, em 1500, pois, ainda existem no século XXI, a violação dos direitos indígenas, como a invasão e exploração de suas terras.

Ademais, vale mencionar que apesar das violências, a luta dos povos indígenas é por justiça e não por vingança. Isso é retratado no documentário "Guerras do Brasil", onde é apresentado a invisibilidade social, a violência e a injustiça contra os povos indígenas ao longo dos últimos séculos. Assim, nega-se os direitos do indígena, provido pela constituição.

Dessarte, o Estado deve tomar providências para combater esta problemática. Para tanto, o governo deve ampliar a proteção dos direitos sociais indígenas, através de programas e campanhas de incentivo, para que haja visibilidade desse povo. Paralelamente, cabe a sociedade civil organizada, promover a visibilidade dos povos indígenas, nas políticas sociais do país, através de palestras, com o fito de incentivar as pessoas sobre a valorização do povo indígena. Somente assim, será possível resolver essa conjuntura, como é provido através da Constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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