Eventualmente, a fome atormenta vários países, principalmente do continente africano. No entanto, os brasileiros também têm problemas em relação a insegurança alimentar, pois não sabem o que podem comer na hora da refeição. O programa do governo "Bolsa família", colabora com as famílias de extrema pobreza. Todavia, não são todos que conseguem receber esse auxílio.
Outrossim, é o problema da má alimentação, que afeta crianças e jovens. Visto que, com a falta de alimentos, não se tem uma boa alimentação, e assim a criança não consegue se desenvolver de maneira saudável. Ademais, por falta de nutrientes, pessoas ficam mais expostas a vírus e bactérias, e isso torna prejudicial a vida de pessoas que não têm o que comer.
Portanto, o desperdício afeta várias causas e devido a isso pessoas mais pobres tendem a sofrer mais. Sendo assim, o governo deve apresentar mais programas de ajuda financeira para pessoas de baixa renda, e por meio da mídia televisiva mostrar as diversas desvantagens do desperdício de alimentos, com o objetivo de atenuar esses problemas e com a finalidade de ajudar indivíduos de maior carência alimentar. Desta forma, irá conseguir ter um país mais justo e igualitário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.