O termo "bullying", primeiramente, caracteriza-se por atos de agressão e intimidação físicas, verbais e psicológicas contra alguém, causados pelo estranhamento ou rancor por parte do praticante. Um indivíduo que não é aceito em um determinado grupo social, portanto, comumente possui problemas físicos ou mentais, pode ser negro ou ter uma baixa condição financeira, e ocorre predominantemente no âmbito escolar. Já o agressor comete esses atos de violência, na maioria dos casos, por conta de sua criação familiar ou até por já ter sofrido agressões. É evidente que muitos alunos vivem situações em que os pais pregam ódio e enxergam a violência como a única forma de educar seus filhos.
Nessa perspectiva, grande parte dos agressores praticam essas intimidações físicas e psicológicas como uma espécie de válvula de escape, para descontar sua raiva de seus pais, ou deles mesmos. Ou seja, o praticante pode ter sido a vítima, e poucos pensam por esse sentido. O bullying, ainda, causa impactos devastadores e irreversíveis, tanto para a vida de quem pratica, quanto para quem sofre. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, queda no rendimento escolar e na autoestima, quadros de depressão, e no pior das hipóteses, suicídio.
Em suma, o bullying deve ser combatido de forma ativa e direta, por parte das escolas, famílias e mídia. No âmbito escolar, portanto, é necessária a atenção ao comportamento dos alunos, o incentivo do diálogo, ou até a contratação de psicólogos para acompanhar o andamento desses estudantes. É importante também que as famílias discutam sobre esse assunto no ambiente domiciliar, a arrecadação de institutos sociais contra o bullying, conscientizando a população nas redes sociais e na internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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