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Por Mfsousa
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#73497
O filme "Tô rica" visibiliza os desafios que a sociedade de classe baixa enfrenta com a ausência e lotação no transporte público. Fora da ficção, a realidade apresentada não se difere, visto que estados e municípios brasileiros não atende a população com a pouca quantidade de ônibus que contém, vale lembrar também dos impactos ao meio ambiente que esses veículos causam. Isso ocorre tanto pela falta de investimentos nos transportes públicos e alternativos, quanto pela emissão de gases atmosféricos.

De início, é notório destacar que grande parte dos estados e municípios nacionais contrariam as políticas públicas de deslocamento quando se trata do transporte público, deixando a desejar a qualidade e quantidade dos ônibus que possuem nos estados brasileiros. Segundo o G1, a cidade de Teresina está há 7 meses sem transporte coletivo para atender as necessidades da população, com isso, vê-se o descaso da mobilidade urbana na capital do Piauí com algo que toda a população um dia precisa usar: o transporte público.

Por outro lado, sabe-se que a fumaça que os veículos soltam são um grande malefício para o meio ambiente causando um ar atmosférico poluído. A cidade de São Paulo é um grande exemplo desse problema, com sinais de poluição no céu visível a olho nu.

Diante dos fatos citados, medidas precisam ser tomadas para minimizar os impactos da mobilidade urbana sustentável. A Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos deve promover, por meio de verbas governamentais, um número maior de ônibus e com qualidade física a fim de  atender as necessidades dos passageiros e reduzir o número de lotação. Somente assim, motorista e passageiros se sentirão mais confortável para seguir seus destinos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Gi69
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#74739
@Mfsousa, corrijo sim!
Desculpa a demora.

💡》Correção modelo Enem
@gi69▶️@mfsouza

🤸‍♀️Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✅CORRETO

❌ERRO/DESNECESSÁRIO

📝CORREÇÃO DO ERRO

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏽✍🏽INTRODUÇÃO✍🏽✍🏽
✅ 《REPERTÓRIO》O filme ❌"Tô rica"❌📝["Tô Rica"] visibiliza os desafios que a sociedade de classe baixa enfrenta com a ausência e lotação ❌no transporte público❌ 📝[dos transportes públicos]✅《TESE》 Fora da ficção, a realidade apresentada não se difere, visto que [os] estados e municípios brasileiros não ❌atende❌ [atendem][CUIDADO COM A CONCORDÂNCIA: OS ESTADOS E OS MUNICÍPIOS NÃO ATENDEM. RESSALTO QUE FICOU MEIO REDUNDANTE, POIS NÃO PRECISAVA TER COLOCADO OS ESTADOS]
a população com a pouca quantidade de ônibus que contém❌,❌[.] vale lembrar também dos impactos ao meio ambiente que esses veículos causam.✅《ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO》 Isso ocorre tanto pela falta de investimentos nos transportes públicos e alternativos, quanto pela emissão de gases atmosféricos.

Sugiro:
O filme "Tô Rica" visibiliza os desafios que a sociedade de classe baixa enfrenta com a ausência e a lotação dos transportes públicos. Fora da ficção, a realidade apresentada não se difere, visto que a quantidade de ônibus existente nos municípios brasileiros não é o suficiente para atender a população . Isso ocorre devido à falta de investimentos nos transportes públicos e alternativos e contribui para ocorrência de problemas ambientais devido à emissão de gases atmosféricos.

🧐FIZ ALGUNS AJUSTES. REPARE A DIFERENÇA. ACONSELHO ESTUDAR CONCORDÂNCIA.
CUIDADO PARA NÃO DIZER ALGO ERRADO OU ALGO QUE NÃO QUEIRA, ATENÇÃO COM AS PALAVRAS. CREIO QUE O PROBLEMA AMABIENTAL AQUI É QUE A POPULAÇÃO SEM PODER ACESSAR O TRANSPORTE PÚBLICO OPTA PELO USO DE CARROS QUE ACABAM POLUINDO BEM MAIS.

✍🏽✍🏽D.1✍🏽

✅《TÓPICO FRASAL/ ARGUMENTAÇÃO 》De início, é notório destacar que grande parte dos estados e municípios nacionais contrariam as políticas públicas de deslocamento quando se trata do transporte público, 😉[PARA DELIMITAR PERÍODO, EU COLOCARIA UM PONTO FINAL AQUI E UM CONECTIVO COMO "ESSE FATO SE DÁ, HAJA VISTA QUE" E CONTINUARIA] deixando a desejar a qualidade e quantidade ❌dos❌ [de]ônibus que possuem nos estados brasileiros.✅《DADO》 Segundo o G1, a cidade de Teresina está há 7 meses sem transporte coletivo para atender as necessidades da população, com isso, vê-se o descaso da mobilidade urbana na capital do Piauí com algo que toda a população um dia precisa usar: o transporte público. 《SHOOOOW!》
❌FALTOU FINALIZAR. SUGESTÃO: "Logo, fica nítida a necessidade de mudar essa situação preocupante".

🧐Finalize seu período. Dei uma sugestão, mas pode ser de outro jeito. Diga o que você acha disso sem repetições e de forma impessoal.

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
FALHOU NA ESTRUTURA

Por outro lado, sabe-se que a fumaça que os veículos soltam são um grande malefício para o meio ambiente causando um ar atmosférico poluído. A cidade de São Paulo é um grande exemplo desse problema, com sinais de poluição no céu visível a olho nu.

🧐CADÊ A RELAÇÃO COM O TEMA? FALTOU ARGUMENTAR E FINALIZAR

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO ✍🏽✍🏽
Diante dos fatos citados, medidas precisam ser tomadas para minimizar os impactos da mobilidade urbana sustentável. ✅《AGENTE / MEIO E AÇÃO 》A Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos deve promover, por meio de verbas governamentais, um número maior de ônibus e com qualidade física
✅《FINALIDADE》📝 [,]a fim de atender as necessidades dos passageiros e reduzir o número de lotação. ✅Somente assim, motorista e passageiros se sentirão mais confortável para seguir seus destinos.

🧐ÓTIMO, MAS FALTOU O DETALHAMENTO.

•ESTRUTURA DA REDAÇÃO •

INTRODUÇÃO
•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.

DESENVOLVIMENTO
COLOQUE NO MÍNIMO UNS 4 PONTOS FINAIS NO DESENVOLVIMENTO , UM PARA CADA TÓPICO APRESENTADO ABAIXO:
DELIMITE SEUS PERÍODOS.
•TÓPICO FRASAL 1-2 LINHAS.
•REPERTÓRIO: 3 LINHAS
•ARGUMENTAÇÃO: 2-3 LINHAS
•FINALIZAÇÃO: 2 LINHAS
ISSO É SÓ UMA MÉDIA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO DEVE TER MAIS OU MENOS 7-9 LINHAS, MAS DEPENDE DA SUA LETRA TAMBÉM.
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

CONCLUSÃO

•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

🚀ESPERO TER AJUDADO, BJS!👩🏻‍🚀

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#74741
Se tangenciar a nota vai para o ralo, cuidado. Garanta que as palavras chaves do tema estejam em todos os parágrafos e que você está desenvolvendo suas ideias.
Lembre-se: Quando corrigido o erro é bom. 👩🏻‍🚀
❤Bons estudos!❤

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Mfsousa
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#74857
Gi69 escreveu:Se tangenciar a nota vai para o ralo, cuidado. Garanta que as palavras chaves do tema estejam em todos os parágrafos e que você está desenvolvendo suas ideias.
Lembre-se: Quando corrigido o erro é bom. 👩🏻‍🚀
❤Bons estudos!❤
Muito obrigadaaaaaaa!!! ❤️
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