Avatar do usuário
Por Julya0112
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74058
Escrito por George Orwell, “A revolução dos bichos” retrata a vida de animais de fazenda, que se rebelaram contra seu dono e passaram a controlar seu próprio trabalho. No entanto, os porcos, considerados mais inteligentes e capazes de liderar, começam a apropriar-se e controlar esforços dos demais conforme suas vontades. Fora da literatura inglesa, a sociedade pós-revolução industrial funciona da mesma forma problemática, ou seja, a burguesia explora os proletariados por meio tomada da mais-valia e da alienação.
Em primeira análise, os detentores dos meios de produção conseguem lucro sobre a classe trabalhadora ao criar um mito de que os salários que recebem são proporcionais aos exercícios realizados. Tal abuso é observado durante as revoluções industriais, os proletários exerciam seus ofícios em ambientes insalubres por longas jornadas sem intervalos, benefícios e pagamentos adequados, assim como no livro de George Orwell. De maneira semelhante, no mundo globalizado contemporâneo, diversos direitos são negados em prol das exigências políticas e econômicas da casta dominante.
Sob essa perspectiva, a expropriação também ocorre através de um mecanismo em que o trabalhador deixa de reconhecer os resultados de seu serviço, de maneira que só possa acessá-los via mercado. Essa configuração extorsiva e consumista teve início com Henry Ford, que, ao desenvolver o Fordismo, distanciou a consciência do funcionário da tarefa exercida para assim conseguir maior lucratividade em menos tempo. Dessa forma, a alienação tem como consequência a manutenção do status quo, que força essa relação de subordinação das minorias a um sistema desigual.
Portanto, tendo em vista os fatos apresentados, fica evidente a necessidade de uma reforma social capaz de resolver esse entrave. Para isso, é dever do Ministério Público do Trabalho – responsável pelas questões relacionadas ao trabalho – responder às mudanças reivindicadas pelos sindicatos, por meio de uma revisão da legislação trabalhista, a fim de atender os interesses dos trabalhadores. Paralelamente, o Estado - principal promotor da harmonia social – é responsável por fiscalizar e apurar os casos de expropriação, através dos oficias de justiça, para garantir os direitos do proletariado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
239 Exibições
por Adri25465
A exploração trabalhista na sociedade moderna
por Rayelli    - In: Outros temas
6 Respostas 
329 Exibições
por Rayelli
1 Respostas 
121 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
70 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
152 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
56 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
14 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
18 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
21 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
44 Exibições
por Walquiria0

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM