Em primeiro plano, vale ressaltar que a falta de investimentos em transportes público, tem sido um problema quando se trata de mobilidade. Segundo o site gov.br, o Governo Federal investe cerca de 2 bilhões em projetos de mobilidade, porém esse ainda é um investimento baixo para suprir as necessidades das grandes metrópoles, que em comparação com outros países que realmente investem, por exemplo a Suíça, o Brasil está muito atrás. Em decorrência dessa problemática, o aumento no número de carros provados tem sido uma de suas consequências e se nada mudar os engarrafamentos serão cada vez maiores e consequentemente aumentando a média de tempo gasto no trânsito, que já é de 2 horas por dia.
Ademais, a concentração populacional nas metrópoles brasileiras, tem gerado desafios na locomobilidade urbana. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, fala sobre a Modernidade Líquida, onde discursa sobre a fluidez da sociedade e seu individualismo, essa obra se aplica a atual situação brasileira, pós um processo de industrialização, onde muitas pessoas foram para as metrópoles em busca de uma vida melhor, mas sem pensar no coletivo e como esses problemas afetariam suas vidas nas grandes cidades. Portanto, o acelerado processo de urbanização gerou uma grande centralização nas capitais, principalmente as do Sudeste, causando aglomerações no trânsito e dificultando a mobilidade urbana.
Diante dessa problemática, conta-se que os problemas de mobilidade urbana devem ser resolvidos o mais rápido possível. É dever do Governo Federal, a instância máxima do poder executivo, criar projetos de mobilidade urbana e investir em infraestrutura, de modo que as pessoas comecem a usar o transporte coletivo, com a expectativa de diminuir os engarrafamentos e o número de veículos nas rodovias. Cabe ao Estado, mover as indústrias e incentiva-las a ir para outras cidades que não sejam as capitais, de modo que diminuía a concentração populacional nas grandes cidades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada