Nesse contexto, é essencial destacar que a inoperância estatal influencia substancialmente na manutenção do assédio da atualidade. Nessa lógica, o filósofo iluminista John Locke desenvolveu o conceito de Contrato Social, em que o Estado seria responsável pelo bem-estar coletivo. Entretanto, é notório que a máquina administrativa rompe a tese de Locke no cenário hodierno, pois não proporciona investimentos em programas que tencionem o problema – como a criação de projetos que ajudem as vítimas de assédio –, contribuindo, dessa forma, para a perpetuação da cultura do assédio na sociedade contemporânea. Assim, fica evidente a ineficácia do Poder Público na resolução dessa conjuntura caótica.
Ademais, a alienação da população apresenta-se como outro desafio da problemática. Nesse sentido, segundo o musicólogo Vladimir Jankélévitch, o homem moderno possui uma cegueira ética, ou seja, é passivo frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que a manutenção do assédio encontra um alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação desse impasse, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não mensurar as consequências que o assédio traz consigo, como os problemas psicológicos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver essa situação. Cabe ao Congresso Nacional, por meio de investimentos, os quais serão ofertados através de mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias, promover campanhas publicitárias, com a finalidade de divulgar as consequências do assédio na atualidade e conter a disseminação desse problema no corpo social brasileiro. Assim, o Estado protegerá, de fato, seus filhos contra casos de assédio, como o de Cassie.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.