Primordialmente nota-se que o contraste público é predominante no território nacional, e consequente disso a injustiça entre os indivíduos é comum, ampliando assim a separação de classes. O filme supracitado consiste em uma prisão, onde os detentos são alimentados por uma plataforma descendente e dessa forma quem está em níveis superiores recebem uma mesa farta, ja os que estão abaixo recebem migalhas. Este problema foi e está sendo presenciado na pandemia do COVID-19, onde os ricos possuem mais do que devem e os pobres retém pouco ou nada.
Ademais é importante saber que a plenitude democrática é algo do anseio de vários estados, pois, a democracia é considerada um exemplo de governo por muitos políticos, como foi dito por Carlos Drummond de Andrade "Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder", porém, o cenário brasileiro não tem vivenciado esse equilíbrio, em razão da sociedade não atuar de maneira conjunta com o governo. O Brasil tem se mostrado um país que prioriza os interesses políticos de uma minoria, que por sua vez forma a classe alta, e marginaliza os de uma grande maioria, que abrange a classe baixa.
Portanto, é mister que a coletividade cobre aos seus representantes políticos, atuações sociais que beneficie todo o corpo social, por meio de petições por exemplo, para que seja alcançada uma corporação mais justa. Dessa forma, o povo deve trabalhar em conjunto para o bem de todos, principalmente indivíduos que tiverem mais visibilidade na mídia, para que seja alcançado um número máximo de pessoas, e finalmente modificar o cenário atual. No filme mencionado, os detentos conseguiram alcançar uma meta por meio de união, um protótipo que deveria ser seguido pelos indivíduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.