"Não comi nada a semana inteira e fui à academia o tempo todo. Cuspi o tempo todo, para que não houvesse água no meu corpo. E quando me deitei na cama e tentei dormir, fiquei com medo de não acordar de novo e, de repente, comecei a chorar. ” é um relato da cantora Momo sobre sua época de trainne. Essa atitude se deve aos padrões de beleza impostos pela mídia e à busca por uma figura perfeita inatingível, o que torna as pessoas sujeitas a procedimentos estéticos, por isso a busca pela beleza tornou-se uma obsessão total.
Como todos sabemos, os padrões de beleza impostos pela mídia e uma alimentação balanceada incluem alguns dias de emagrecimento, ginástica e cirurgia plástica, resultando em uma pessoa debilitada, desidratada e, portanto, infeliz. A indústria da beleza está crescendo a cada dia. São jovens e mulheres que querem embelezar a aparência e esquecer o interior. Essa busca pela perfeição social é um fator assustador e tem levado modelos e atrizes a buscarem corpos ideais em desfiles e novelas veiculadas em revistas, televisão e redes sociais.
Em segundo plano, vale destacar que a massificação dos anúncios de beleza gerou um impacto sentimental de atração pelo modelo de corpo ideal entre os cidadãos, já que eles sempre querem estar integrados na sociedade. Segundo Aristóteles, o homem é um ser social. Nesse cenário, é indubitável salientar que os empreendimentos exploram esse desejo da necessidade de aprovação das pessoas para vender as mercadorias, sem se preocupar com os elementos essenciais para a saúde humana.
Portanto, infere-se que medidas precisam ser tomadas para mudar o quadro atual. Portanto, o Ministério da Saúde deve cooperar com as instituições de ensino para promover debates e palestras em sala de aula por meio de psicólogos e médicos para educar a obsessão excessiva com os ideais de beleza no conhecimento sobre os danos. Além disso, a mídia deve criar campanhas publicitárias para quebrar os tabus da indústria da beleza, visando enfraquecer padrões pré-estabelecidos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada