Na série "13 reasons why" pertencente ao catálogo da Netflix, é retratada a história de Hanna Baker, ao decorrer da narrativa é revelado que a garota, após o compartilhamento de uma foto íntima, é diagnosticada com depressão e, sem amparo, comete suicídio. Para além da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada a contemporaneidade, quando a depressão mostra-se em crescimento na sociedade, em especial, no Brasil. Assim, esse cenário ocorre em razão da negligência governamental, mas também devido a omissão escolar. Logo, analisar as causas desse problema é medida imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a problemática, no que diz respeito à criação de mecanismos que combatam tais recorrências. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa política pactua com a perpetuação do aumento de casos de depressão no território brasileiro. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", pois o Estado não cumpre sua obrigação de garantir acesso ao direito indispensável, que é a saúde, para os cidadãos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é crucial apontar uma lacuna presente na educação como impulsionadora do problema no Brasil. A "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel no livro "The Metropolis and Metal Life" - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que deveriam dar atenção. Outrossim, a escola para muitos estudantes é vista como refúgio, pois eles podem se distanciar de seus problemas, mas também causadora do mesmos, quando permite e se omite diante de situações como o bullying e a violência no ambiente educacional, que são causadores da depressão. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de combater esse imbróglio. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, através de verbas provenientes do Governo Federal, crie o projeto "Viver Bem" que consistirá na implementação de psicólogos e terapeutas nas instituições de ensino público e privado para acompanhar de forma profissional os estudantes, a fim de mitigar o impacto maléfico causado pela depressão. Dessa maneira, atenuar-se-á a conjuntura contemporânea e evitará que se repita com os brasileiros, o que aconteceu com Hanna Baker.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.