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Por brendaA7
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O filme "Aimbo- o espírito da Amazônia" nos conta a aventura da índia Aimbo, que luta para proteger sua tribo e a natureza contra a exploração ilegal dos madeireiros afetados pelo "Yacaruna" o espírito da ganância. A ficção da trama se espelha nos dias atuais, uma vez que os direitos que deveriam ser inalienáveis para os povos e sua fauna estão sendo ignorados e esquecidos por parte do governo.
Além disso, antes mesmo da chegada dos portugueses, os índios já se encontravam nessas terras de mata virgem, onde a subsistência e o respeito a mãe natureza andavam de mãos dadas. Entretanto, essa realidade não durou muito, a busca por lucro colocou as tribos em perigo, e os indígenas viram suas terras sagradas sendo regadas com o sangue daqueles que tiveram de lutar para defender seu território.
Outrossim, os garimpeiros e madeireiros afetados pelo espírito da ganância, avançam sem piedade sobre as demarcações de terras. Os mesmos, com sua incessante exploração, visando apenas o lucro acima das consequências estão findando a fauna e flora brasileira. Com a poluição de rios, as queimadas e o desmatamento desenfreado, logo não sobrará nada para a existência das gerações futuras.
Ademais, a falta de ações efetivas do do governo se tornaram empecilhos para assegurar os direitos das tribos. Destarte, cabe ao ministério do meio ambiente e aí ministério da justiça -responsável pela FUNAI- garantir uma maior posse de terra aos indígenas, além de assegurarem o enrijecimento das leis e uma fiscalização mais efetiva no quesito da exploração natural. Para que dessa forma, o que aconteceu com a Índia Aimbo permaneça apenas na ficção, e que os indígenas possam viver suas vidas pacificamente em seu território.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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