A princípio, a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888 marcou o fim da escravidão, sendo o Brasil o último país independente a findar este sistema. Por consequência, indígenas e africanos escravizados saíram da casa de seus senhores e se instalaram nas ruas das grandes cidades, em razão de não terem moradias próprias e nem qualificação suficiente para uma profissão com boa remuneração, uma vez que, o preconceito estava totalmente inserido na sociedade após o período colonial. Assim, com o passar dos anos, muitos dos seus descendentes tiveram o mesmo futuro, uma herança escravocrata que permanece até os dias de hoje.
Ademais, um fator importante que contribui para essa problemática, é o desamparo familiar. Em resumo, quando uma pessoa faz uso excessivo de algum entorpecente e os seus parentes mais próximos descobrem, ao invés de o ajudarem de alguma forma, seja procurando algum médico especialista, seja baseado no diálogo privado, recorrem ao caminho mais fácil: o abandono. Desse modo, os dependentes químicos procuram as ruas, a fim de obterem um melhor acesso à prática do uso de drogas. Logo, é possível afirmar que os cidadãos que estão retratados nessa situação carecem de solução.
Nessa perspectiva, entende-se que medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, o Estado - principal promotor da harmonia social - deve criar novas políticas públicas associadas à segurança, trabalho, saúde e moradia, por meio de reformas estruturais, com o objetivo de garantir a esse grupo as mínimas condições de dignidade asseguradas na Constituição Brasileira. Feito isso, será dado um grande salto na diminuição da desigualdade social no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.