Em uma primeira análise, é necessário refletir acerca do distanciamento interpessoal. Isso porque, na atualidade, impera-se o individualismo, fato esse que ocasiona o afastamento dos indivíduos e formação de relações sociais frágeis e superficiais. Em decorrência disso, os sujeitos procuram refúgio nos celulares, utilizando-os irrestritamente, principalmente nas redes sociais, para satisfazer a necessidade de laços afetivos, perpetuando, assim, a dependência digital.
Além disso, em segundo plano, essa relação de submissão entre o ser humano e os aparelhos podem acarretar problemas de ordem psicológica. A nomofobia, medo irracional de ficar sem poder desfrutar dos dispositivos móveis, vêm crescendo na sociedade brasileira. Segundo o relatório Estado de Serviços Móveis, os habitantes do Brasil passam mais de 3 horas diárias em frente as telas dos celulares, média a qual coloca o país em 5° lugar no ranking global do tempo que esses aparelhos são utilizados. Esse fato denota o quanto os celulares estão presentes no dia a dia, caracterizando a dependência digital que, consequentemente, torna as pessoas mais suscetíveis às doenças, como a nomofobia.
Torna-se evidente, portanto, que o distanciamento interpessoal e o uso irrestrito desses aparatos contribuem para a dependência digital. Dessa forma, é imprescindível que as redes midiáticas promovam — por meio de propagandas informativas e debates — campanhas que conscientizem os usuários dos celulares acerca dos riscos que esses aparelhos apresentam para a integridade psicológica dos indivíduos, a fim de que a sociedade civil faça o uso produtivo e o melhor possível desses aparatos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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