O SISTEMA CAPITALISTA E SUA RELAÇÃO COM A POBREZA
O filosofo Karl Marx acreditava no século XIX, que a acumulação do capital conduzia a uma inevitável concetração cada vez maior da riqueza em poucas mãos. Tal discurso se mantém atual na sociedade brasileira, como vemos no trecho da música do grupo As Meninas “O rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre”. A riqueza na posse de poucas pessoas fomenta a desigualdade social e dá base à miséria mundial.
Em primeiro plano, é notório a popularização do senso comum que leva o corpo social brasileiro acreditar que o meio para reduzir a pobreza é permitir a ascenção da riqueza. Um exemplo disso é a campanha “Não dê esmolas” do Governo do Estado de São Paulo que incentiva a população negar esmolas à pedintes, e prega a ideia de que apenas o trabalho o ajudará e o constituirá como indivíduo em nosso meio. Ao contrário do esperado, esse evento não reduz a pobreza, mas sim promove a desigualdade social.
Além disso, o sistema capitalista se beneficia da miséria alheia, pois de acordo com o pensamento do professor Paulo Freire, “classes dominantes não querem que classes dominadas percebam suas injustiças sofridas”. Logo, manter a pobreza mundial é essencial para manter a classe operária trabalhando e assim gerando a produção de capital.
Concluí-se que, o sistema capitalista é o principal provedor de desigualdade economica atualmente, e o que sustenta tal sistema são as classes baixas, não sendo assim de interesse para os dentetores do poder acabar com a pobreza mundial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada