Em primeira análise, o sistema educacional, no Brasil, carece de projetos estatais que incentivem a leitura fora do ambiente escolar. Sob essa ótica, segundo o livro "O cidadão de Papel", do sociólogo Gilberto Dimestein, existem direitos que se limitam ao âmbito legislativo e não são usufruídos pela população. Destarte, apesar da Constituição Federal definir como dever do Estado promover o acesso à educação a falta de ações governamentais que estimulem a leitura na infância representa que tal direito não é assegurado na prática. Logo, é necessária a criação de políticas públicas educacionais que incentivem a leitura para essa faixa etária.
Por conseguinte, a ausência dos conhecimentos contidos em livros, revistas e jornais afeta, negativamente, a formação intelectiva e cultural dos jovens. Dessa maneira, de acordo com o conceito de "Menoridade Intelectual", do filósofo Immanuel Kant, os indivíduos deixam de refletir ao passo em que consomem a opinião alheia de modo passivo e não analítico. Assim, sem o hábito da leitura e o acesso as diversas informações as crianças não desenvolverão, em sua total potencialidade, o senso crítico e a autonomia de pensamentos. Como reflexo disso, na vida adultas, esses brasileiros não utilizarão o conhecimento como uma ferramenta para progresso nacional.
Portanto, é indubitável que a leitura na infância deve ser estimulada. Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Educação, em parceria com editoras de livros e revistas, disponibilize materiais de leitura para as famílias, por meio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a fim de incentivar que as crianças leiam em suas casas. Desse modo, a sociedade brasileira se aproximará dos pensamentos de Paulo Freire no que tange à transformação social a partir da educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.