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Por beatrix
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#73655
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." Essa frase do educador Paulo Freire explicita o poder de um indivíduo em transformar sua realidade a partir do conhecimento. Nesse sentido, a leitura na infância representa o início da formação educacional e cultural dos cidadãos brasileiros. Não obstante, grande parte do público infanto-juvenil não possui o hábito de ler ; tal fato é causado por insuficiências governamentais e é contraproducente para o desenvolvimento intelectual das crianças e, consequentemente, para o progresso do país.
Em primeira análise, o sistema educacional, no Brasil, carece de projetos estatais que incentivem a leitura fora do ambiente escolar. Sob essa ótica, segundo o livro "O cidadão de Papel", do sociólogo Gilberto Dimestein, existem direitos que se limitam ao âmbito legislativo e não são usufruídos pela população. Destarte, apesar da Constituição Federal definir como dever do Estado promover o acesso à educação a falta de ações governamentais que estimulem a leitura na infância representa que tal direito não é assegurado na prática. Logo, é necessária a criação de políticas públicas educacionais que incentivem a leitura para essa faixa etária.
Por conseguinte, a ausência dos conhecimentos contidos em livros, revistas e jornais afeta, negativamente, a formação intelectiva e cultural dos jovens. Dessa maneira, de acordo com o conceito de "Menoridade Intelectual", do filósofo Immanuel Kant, os indivíduos deixam de refletir ao passo em que consomem a opinião alheia de modo passivo e não analítico. Assim, sem o hábito da leitura e o acesso as diversas informações as crianças não desenvolverão, em sua total potencialidade, o senso crítico e a autonomia de pensamentos. Como reflexo disso, na vida adultas, esses brasileiros não utilizarão o conhecimento como uma ferramenta para progresso nacional.
Portanto, é indubitável que a leitura na infância deve ser estimulada. Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Educação, em parceria com editoras de livros e revistas, disponibilize materiais de leitura para as famílias, por meio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a fim de incentivar que as crianças leiam em suas casas. Desse modo, a sociedade brasileira se aproximará dos pensamentos de Paulo Freire no que tange à transformação social a partir da educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por EmillyySilva
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#74383
OLÁ Bea! Tudo bem? Espero que seu dia esteja "maravilindo"!🌻😺👋🏻

— Vejo que me marcou, estou bem ocupada, então deixo minha análise mais detalhada para próxima.

— não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros.

╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 📒【 ANÁLISE GERAL】🏷
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ "ᵃ ⁱᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᶜⁱᵃ ᵈᵃ ˡᵉⁱᵗᵘʳᵃ ⁿᵃ ⁱⁿᶠᵃⁿᶜⁱᵃ"

✅Pontos positivos:
Sua introdução ficou bem planejada! Sua organização é evidente, os períodos foram bem deslocados e já deixa o tema explícito desde o início, dando a ideia de retomada, isso aí garota!
o encaminhamento está bem feito.

Você possui muitos pontos fortes em seu texto. 😺👏
ótimos repertórios, se tornaram bem produtivos graças a sua argumentação.
↳Os fechamentos dão um sentido conclusivo ao seu parágrafo de maneira efetiva e quando faz um apelo por mudanças, já deixa claro sua ação para conclusão, o que é bem legal desenvolver em um texto dissertativo.


Sua conclusão está ótima, só deixe mais evidente o detalhamento. Continue assim e vai muito longe com seus textos.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
ℂ𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥𝕖𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕦𝕞 ⌦

❌Agora vamos observar possíveis erros que passaram despercebidos: (peço que tenha mais atenção na digitação, visto que a maioria são erros bem bobinhos)
Vou usar o sinal de interrogação para complementar algo.


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣1️⃣segundo desenvolvimento:

❌ 」『❝ [...] tal fato é causado por insuficiências governamentais[vírgula] e̶ ̶ ["que"] é contraproducente para o desenvolvimento intelectual das crianças e, consequentemente, para o progresso do país.
[...]
❞』

«01» Adicione uma vírgula depois da palavra "governamentais" .

«02» Ademais, mude o "e" para "que", assim dará um sentido explicativo para a frase e evitará a repetição de "e".


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣2️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Sob essa ótica, segundo o livro "O cidadão de Papel", do sociólogo Gilberto ̶D̶i̶m̶e̶s̶t̶e̶i̶n̶, existem direitos que se limitam ao âmbito legislativo e não são usufruídos pela população. [...] ❞』

O sobrenome do sociólogo se escreve: "Gilberto DimeNstein". Faltou o "N".

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

0️⃣3️⃣primeiro desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Destarte, apesar da Constituição Federal definir como dever do Estado promover o acesso à educação [vírgula] a falta de ações governamentais que estimulem a leitura na infância representa que tal direito não é assegurado na prática [...] ❞』

Faltou vírgula ali.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣4️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Por conseguinte, a ausência dos conhecimentos contidos em livros, revistas e jornais afeta, negativamente, a formação i̶n̶t̶e̶l̶e̶c̶t̶i̶v̶a̶ ["intelectual"] e cultural dos jovens [...] ❞』

Acredito que você queria escrever "intelectual" ali.

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣5️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Assim, sem o hábito da leitura e o acesso a̶s̶ ["às"] diversas informações as crianças não desenvolverão, em sua total potencialidade, o senso crítico e a autonomia de pensamentos. [...] ❞』

Tem crase no "as", pois está no plural (quem tem acesso, tem acesso A algo/alguma coisa)

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0️⃣6️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Assim, sem o hábito da leitura e o acesso a̶s̶ diversas informações ❓ as crianças não desenvolverão, em sua total potencialidade, o senso crítico e a autonomia de pensamentos. [...] ❞』

Faltou vírgula no sinal de interrogação vermelho.


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0️⃣7️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Assim, sem o hábito da leitura e o acesso a̶s̶ diversas informações ❓ as crianças não desenvolverão,["desenvolvem"] em sua total potencialidade, o senso crítico e a autonomia de pensamentos. [...] ❞』

Aqui sugiro você fazer a flexão do verbo "desenvolver" na: 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.


﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣8️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Como reflexo disso,n̶a̶ ̶v̶i̶d̶a̶ ̶a̶d̶u̶l̶t̶a̶s̶ , esses brasileiros não utilizarão o conhecimento como uma ferramenta para progresso nacional. [...] ❞』

já que a palavra "adultas" está no plural, você teria que exercer o plural em "na vida" também, mas aí pareceria que esses sujeitos têm várias vidas, então tire o plural da palavra "adultas".

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
0️⃣9️⃣Segundo desenvolvimento:

❌ 」『 ❝Por conseguinte, a ausência dos conhecimentos contidos em livros, revistas e jornais afeta, negativamente, a formação intelectiva e cultural dos jovens.
[...]
❞』

Devido a palavra "afeta" se referir ao plural da palavra "conhecimentos", se escreve: "afetam".

﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

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▪️⚫▪️CONCLUSÃO

Portanto, é indubitável que a leitura na infância deve ser estimulada.[TÓPICO FRASAL] Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Educação,[AGENTE] em parceria com editoras de livros e revistas,[MEIO] disponibilize materiais de leitura para as famílias,[AÇÃO] por meio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil,[DETALHAMENTO DO MEIO] a fim de incentivar que as crianças leiam em suas casas.[OBJETIVO] Desse modo, a sociedade brasileira se aproximará dos pensamentos de Paulo Freire no que tange à transformação social a partir da educação.[FINALIDADE]

[✔》✅✅✅✅✅》 completa]

↳Está completa, mas na próxima deixe mais explícito seu detalhamento.

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°•📽》Vídeos recomendados🎞
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⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 Atenção: Como disse já de início, isso é apenas uma pequena análise básica, para te auxiliar e fazer com que você não cometa os mesmos erros em suas próximas redações (por mais que eu seja apenas uma aluna com conhecimentos prévios que podem ser contrariados). Ademais, quero comentar que você tem muito potencial, então no geral seu texto ficou incrível!!
╚═══════════════════╝

Espero ter ajudado, um beijão! 😸👍🏼
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Por beatrix
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#74394
@EmillyySilva, Obrigada pela correção super detalhada e didática. Com toda certeza ela me ajudou muito! Você tem alguma dica para o detalhamento da proposta de intervenção??( sempre é o ponto que eu tenho mais dificuldade). Boa noite!😘
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Por EmillyySilva
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#74415
beatrix escreveu:@EmillyySilva, Obrigada pela correção super detalhada e didática. Com toda certeza ela me ajudou muito! Você tem alguma dica para o detalhamento da proposta de intervenção??( sempre é o ponto que eu tenho mais dificuldade). Boa noite!😘
Boa noite Bea!😽💪🏻😄👋🏻
— Fiz uma aulinha para te ajudar, também sou iniciante e tenho um pouco de dificuldade com essas partes da redação, por isso acho muito legal poder te ajudar.

╔═══════════════════╗
💡》 🅡🅔🅓🅐🅒🅐🅞 🅓🅞 🅔🅝🅔🅜 🏷
════════════════════
—Aula de detalhamento, para conclusão, retirado do site @blog.imaginie.com

❓Na proposta a seguir, percebam que falta o detalhamento no elemento agente:

『“A mídia [AGENTE], poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.

『✔』Para complementar esse agente, e especificar sua função, veja como detalhar:
se quiser pode adicionar essa informação específica dentro de travessões. Me ensinaram que detalhar o •Agente• é mais fácil, então recomendo tentar.

“A mídia [AGENTE], grande difusora de informação e principal veículo formador de opinião,[DETALHAMENTO DO AGENTE] poderia abordar a questão do surdo em sociedade, com o propósito de maior conscientização social para o assunto.”

❓Já no elemento ação, observe a proposta:

『 “Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos, a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”[AÇÃO]

『✔』 O detalhamento dessa ação poderia ser:

“Ademais, as escolas poderiam disponibilizar materiais didáticos— como apostilas e e-books—,[DETALHAMENTO DA AÇÃO] a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos quanto ao assunto.”[AÇÃO]

╔═══════════════════╗
🔎por mais informações sugiro.
https://blog.imaginie.com.br/detalhamento/

🔎outro site muito bom, só para garantir.
https://cursoenemgratuito.com.br/conclu ... acao-enem/

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