A princípio, cabe salientar que a falha educacional proporciona um terreno fértil para a evolução do descarte incorreto de lixo no tupiniquim. Segundo a teórica Hannah arendt em sua teoria "Banalidade do Mal", ela defende que o pior mal é aquele visualizado como algo cotidiano. Igualmente ocorre na contemporaneidade, visto que o indivíduo normalizou o hábito de abandonar resíduos em qualquer lugar, pois não obteve o ensinamento correto em relação a destinação da sujeira no corpo social. Logo, enquanto o erro educativo não for corrigido, o ser humano tende a padronizar esse mau costume.
Além disso, percebe-se que a negligência estatal aprofunda a escassez de caminhos para solucionar a questão da escória no País. De acordo com John Locke, pai do liberalismo, o indivíduo é comparado a uma tela em branco que é preenchida por suas experiências e influências. Indubitavelmente, essa assertiva se aplica a situação nacional quando se analisa que a regência estadual falha em promover projetos que estimulem e ensinem a população a preservar o bioma brasileiro. Portanto, é crucial erradicar essa inércia governamental para exterminar o revés seio social.
Em suma, a fim de dissipar o óbice do lixo na sociedade verde-amarela. É imprescindível que o poder legislativo, responsável por elaborar leis no Brasil, crie medidas que visem regular e informar a população sobre a designação da sujeira certa no País, por meio de propagandas publicitárias que influenciem a comunidade a preservar o ecossistema, com objetivo de formar cidadãos que gozem de pensamentos críticos como declarou o filósofo Platão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.