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Por Patricia09
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Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride com um se mobiliza com o problema do outro. Entretanto, quando se observa a questão do lixo na sociedade brasileira, no Brasil, no momento atual, verifica-se que esse ideal iluminista é comprovado na teoria e não desejavelmente na prática e a problématica persiste profundamente ligada à realidade do país, seja pela irresponsabilidade dos cidadãos por serem os principais causadores dessa situação, seja pela irresponsabilidade do governo por não estar totalmente presente nessas situações.

Em primeiro plano, é preciso atentar para a imunidade presente na questão. Nessa concepção, a máxima de Martin Luther King de que “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar" cabe corretamente. Desse modo, tem-se como consequência a propagação da injustiça e o predomínio do sentimento de insegurança coletiva no que tange a questão do lixo na sociedade brasileira.

Além disso, a questão do lixo na sociedade brasileira encontra terra fértil na falta de empatia. Na obra “Modernidade líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a questão do lixo na sociedade brasileira, funciona como um forte contratempo para sua resolução.

Logo, medidas planejadas são necessárias para modificar esse quadro. Para que isso suceda, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura devem praticar palestras em escolas, para alunos do Ensino Médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferecionadas nas redes sociais dos ministérios, com o propósito de trazer mas clareza sobre a questão do lixo na sociedade brasileira e atingir um público maior. Por fim, é apropriado que a comunidade brasileira olhe de forma mais confiante pra diferença, pois como conclui Hannah Arendt : “ A pluralidade é a lei da terra".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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