Diante disso, é indubitável que a carência de diálogo favorece ao impasse. Nesse ínterim, segundo a filósofa brasileira Djamila Ribeiro, "é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam providas". Entretanto, é evidente que a sociedade conserva um grande tabu para discutir sobre as questões da sexualidade e da saúde reprodutiva, visto que, ainda possuem o receio de encorajar os jovens a se tornarem sexualmente ativos. Assim, muitas famílias acabam não proporcionando ênfase em uma comunicação saudável sobre o assunto e, como consequência, uma maternidade precoce é gerada pela desinformação. Destarte, é imperiosa uma maior atenção aos fatores mencionados.
Outrossim, é a falta de educação sexual na adolescência. Nesse sentido, de acordo com conceito de "Menoridade Intelectual", do filósofo Immanuel Kant, os indivíduos deixam de refletir ao passo em que consomem opiniões alheias de modo passivo e não analítico. Sob tais aspectos, os jovens acabam sendo facilmente induzidos a decisões imediatistas, já que muitos ainda não estão incluídos em um acesso à educação e orientação de qualidade. Em resumo, dando início a uma vida sexual imatura, associada ao desconhecimento em prevenir-se de maneira eficaz contra uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis. Logo, um ensino correto, na utilização dos métodos contraceptivos, deve agir em contrapartida ao empecilho.
Portanto, medidas cabíveis são necessárias para uma amenização ou possível superação do impasse. Cabe a mídia– instrumento de ampla abrangência–, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, mediante a ajuda de profissionais, trazer uma abordagem científica e educativa sobre um comportamento sexual responsável e os quesitos ligados à precaução deste ato. Assim, com o objetivo de evidenciar maneiras corretas de uma comunicação familiar sobre o assunto e alcançar o máximo de jovens que ainda possuem um conhecimento escasso da problemática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.