Em uma primeira análise, é irrefutável que o governo tem grande contribuição nos problemas da mobilidade urbana no Brasil. Nesse sentido, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a péssima qualidade estrutural dos veículos públicos, e a superlotação que se dá pela falta de investimentos na compra de novos veículos. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma falha no "contrato social", visto que, o governo não cumpre seu dever de garantir direitos imprescindíveis, como transporte.
Ademais, é fundamental apontar a má qualidade do transporte público, como impulsionador do problema da mobilidade urbana, visto que os veículos individuais são mais atrativos para quem os possui, pois esses veículos oferecem mais agilidade e conforto, uma vez que, com a superlotação nos transportes compartilhados muitos passageiros nos transportes públicos, não têm acesso à assentos tornando a viagem desconfortável e cansativa. Além disso, o excesso de carros que poderiam ser substituídos por ônibus, trens e metrôs, causam mal ao meio ambiente e consequentemente, aos humanos, por causa da emissão de monóxido de carbono que agrava doenças respiratórias, aumenta o problema do buraco na camada de ozônio, e polui o ar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esse impasse. Para isso, é imprescindível que o Ministério do Transporte invista na compra de novos ônibus, e na restauração de veículos danificados, além disso, os Ministérios da Saúde e do Meio ambiente devem criar campanhas de conscientização, em forma de anúncios, por meio das redes sociais e da mídia, sobre os efeitos prejudiciais da emissão de monóxido de carbono, a fim de que os cidadãos troquem os carros por veículos compartilhados e menos maléficos, como os metrôs e trens e ônibus. Assim, tornar-se-á possível a efetivação de uma sociedade permeada pelos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.