Nesse sentido, o baixo investimento na educação pública, por parte do Governo Federal, é um enorme impasse para o desenvolvimento da temática. De acordo com o Jornal G1, houve uma redução de 73% no orçamento das Universidades Federais, no ano de 2020, devido à pandemia do Novo Coronavírus, prejudicando a condução de estudos relevantes e ampliação da oferta de vagas nessas Instituições. Com isso, jovens são privados do acesso a um ensino de qualidade, onde eles poderiam entender a diferença de se obter uma educação efetiva, para a modificação da realidade vivida - como a pobreza, por exemplo, uma vez que, segundo a Fundação Getúlio Vargas, cada ano extra de escolaridade aumenta a renda individual em até 10%. Dessa forma, medidas são cabíveis para erradicar a problemática.
Outrossim, vale mencionar a negligência Estatal, quanto à relevância da educação para o avanço do país. Nesse ínterim, é lícito supracitar que a Finlândia, um país desenvolvido, teve a educação reconhecida como bem principal nos anos 70 e, desde então, tem crescido ponderadamente sua economia. Em contraste com esse cenário, o Brasil se encaixa no BRICS - Junta de países emergentes -, pois vem se desenvolvendo lentamente e, para mudar essa conjuntura, igualando-se à Finlândia, deve reconhecer que as escolas moldam os alunos para contribuir no progresso da nação, ao serem formados com um ensino excelente e, isso só pode se efetuar através da centralização da educação na pátria brasileira. Sob essa ótica, são necessárias ações a fim de atenuar o óbice em questão.
Dessarte, para cessar os fatores que dificultam o discernimento da importância da educação como instrumento de modificação social, faz-se imprescindível uma intervenção. Nesse viés, cabe ao Ministério da Economia, órgão responsável pela formulação e execução da política econômica nacional - através de verbas do governamentais - priorizar os investimentos às Instituições Acadêmicas, garantindo uma infraestrutura e ensino de excelência, a fim de que ocorra a manutenção do espaço social e a população compreenda que a educação pode ser o objeto principal para a evolução do país. Por fim, o modo de viver da sociedade contemporânea será alterado, assim como foi com os nativos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.