Dessa forma, em primeira análise, nota-se que os frágeis ensinamentos familiares imperam. De acordo com Talcot Parsons, a família é um máquina que produz personalidades humanas. Sob esse lógica, percebe-se que o problema do Bullying no ambiente escolar brasileiro apresenta-se como uma prática passada de geração em geração, o que dificulta seu extermínio por forças externas, já que esse impasse
encontra-se presente dentro das casas da maioria das famílias brasileiras e estende-se por uma longa linha de tempo. Assim, esse triste cenário tende a perpetuar-se.
Em paralelo, a prática do bullying nas escolas encontra terra fértil em uma base educacional lacunar. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como base uma estrutura de ensino insuficiente. No que tange à bulimia dentro da escola, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que ela não tem cumprido seu papel no sentido de reverter essa mazela, pois não está trazendo às salas de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.
Portanto, algo precisa ser feito para mudar esse quadro. Logo, a prefeitura (órgão que dá assistência à sociedade), em parceria com as instituições de ensino, deve promover um espaço para rodas de conversa e debate no ambiente escolar sobre o bullying existente nesse local, contando com a presença das famílias dos alunos. Tal ação pode acorrer por meio da liberação de uma atividade extraclasse semanal, a fim de extinguir o bullying desse ambiente. Feito isso, o Brasil será lugar similar a "Utopia" de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.