Em primeira análise, um problema muito comum é a falta de pessoas preparadas para ocuparem certos cargos, o que dificulta o atendimento. Além disso, a taxa de escolarização vem diminuindo no Brasil, cerca de 25,1 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos não alcançaram o ensino superior segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, e isso se dá por uma educação defasada, falta de incentivo para as pessoas que trabalham nessas instituições para estudarem e conseguirem atingir altos cargos e ganhar um bom salário e o descaso das autoridades com o servidor e o local público. Ademais, muitos outros empecilhos também comprometem essas pessoas de alcançarem essas ocupações, porém com medidas auxiliares do governo, essas deficiências podem ser supridas.
Certamente, outra dificuldade é em relação a uma gestão eficaz que maximize os recursos públicos para potencializar os serviços. Contudo, os investimentos necessários para que as instituições tenham um ótimo rendimento não são feitas, como na no caso mais recente da UFRJ em 2021 anunciou que está em risco de fechar as portas por não conseguir quitar as dívidas, e isso acontece claramente por conta de desvios, o dinheiro que chega para alguns departamentos e para outros não e soma a falta de competência dos gestores. Além disso, é importante ressaltar que mesmo sendo sucateados, as organizações públicas conseguem exercer suas atividades – que poderiam ser feitas com excelência – se tivessem os devidos recursos.
Dessa forma, diante dos fatos apresentados que colocam em evidência a falta de profissionais preparados e uma péssima gestão, é necessário que o ministério de desenvolvimento social promova mais ações que viabilizem programas para a retenção das pessoas nas escolas e o ministério de planejamento organize melhor a administração pública, coordenando de forma efetiva os investimentos para cada setor, que juntos unindo suas forças irão proporcionar os direitos de todos conduzindo a um país qualificado, acessível e justo.
@jheromagnoli
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada