Avatar do usuário
Por SaraAurelia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72057
No filme brasileiro "Que horas ela volta?" após 13 anos, separadas, a filha de Val, uma empregada doméstica, vai a seu encontro com o objetivo de prestar vestibular e entrar em uma faculdade pública, é possível observar como a educação formal e os níveis de instrução são desenvolvidos em diferentes classes sociais. Analogamente, fora da ficção, essa é a realidade de inúmeros jovens brasileiros que tem que enfrentar os desafios no acesso à universidade pública. Nesse sentido, faz-se necessária uma análise sobre como as desigualdades sociais e a discriminação racial estão ligadas a essa questão.
Nessa perspectiva, evidencia-se que as disparidades entre as classes sociais intensificam o imbróglio em questão. O educador brasileiro Anísio Teixeira posiciona-se veementemente contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite e que mantém a grande parcela da população em estado de analfabetismo e ignorância. Desse modo, é notório a necessidade de um sistema educacional, desde o ensino básico até o superior, igualitário e de qualidade a todos os indivíduos que compõem a sociedade.
Outrossim, cabe ressaltar que o preconceito racial inibe o impasse de ser resolvido. Segundo dados do Censo de Ensino superior de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o índice de pessoas negras e indígenas cursando o ensino superior é extremamente inferior aos das pessoas brancas nas cinco regiões brasileiras, através disso observa-se que mesmo com a política de cotas ainda há um longo caminho a percorrer para que esses grupos de minoria realmente sejam incluídos. Dessa forma, medidas devem ser tomadas.
Infere-se, portanto, a necessidade do Ministério da educação (Mec) em conjunto coma Escola a aplicação de fato da educação integral, cujo objetivo é promover a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender, através de uma escola alinhada com a realidade do aluno e uma infraestrutura adequada, de modo que haja a formação de indivíduos capazes de erradicar os desafios no acesso à universidade pública. Assim, situações como as vistas no filme deixarão de fazer parte do cenário brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por SaraAurelia
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72742
Olá, sou nova aqui na plataforma, então estou meio perdida, mas vocês poderiam corrigir minha redação??
@vitoriaca @GabyyOliver @KISTX @eurodrigo @Dante @nickxry @EmillyySilva
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73365
SaraAurelia escreveu:Olá, sou nova aqui na plataforma, então estou meio perdida, mas vocês poderiam corrigir minha redação?

@vitoriaca @KISTX @eurodrigo @Dante @nickxry @EmillyySilva
OLÁ SaraAurelia! Tudo bem? Espero que sim!👋🏻😺🌻

— Desculpa a demora para entrar em contato com você, logo eu apareço aqui para te ajudar com sua redação. Até lá, espero que tenha paciência comigo.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
168 Exibições
por Cinthiasousa
Cotas na Universidade
por Mariiaa1106    - In: Outros temas
0 Respostas 
85 Exibições
por Mariiaa1106
4 Respostas 
502 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
118 Exibições
por PaolaMR
0 Respostas 
209 Exibições
por Helder442
0 Respostas 
91 Exibições
por k3ll4
0 Respostas 
136 Exibições
por Mari19
0 Respostas 
174 Exibições
por Darlla
2 Respostas 
215 Exibições
por Darlla
Os desafios da saúde pública no Brasil
por Guilherme001    - In: Outros temas
0 Respostas 
106 Exibições
por Guilherme001

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Olá, Kauafak! Você enviou sua reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM