Nessa perspectiva, evidencia-se que as disparidades entre as classes sociais intensificam o imbróglio em questão. O educador brasileiro Anísio Teixeira posiciona-se veementemente contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite e que mantém a grande parcela da população em estado de analfabetismo e ignorância. Desse modo, é notório a necessidade de um sistema educacional, desde o ensino básico até o superior, igualitário e de qualidade a todos os indivíduos que compõem a sociedade.
Outrossim, cabe ressaltar que o preconceito racial inibe o impasse de ser resolvido. Segundo dados do Censo de Ensino superior de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o índice de pessoas negras e indígenas cursando o ensino superior é extremamente inferior aos das pessoas brancas nas cinco regiões brasileiras, através disso observa-se que mesmo com a política de cotas ainda há um longo caminho a percorrer para que esses grupos de minoria realmente sejam incluídos. Dessa forma, medidas devem ser tomadas.
Infere-se, portanto, a necessidade do Ministério da educação (Mec) em conjunto coma Escola a aplicação de fato da educação integral, cujo objetivo é promover a equidade ao reconhecer o direito de todos de aprender, através de uma escola alinhada com a realidade do aluno e uma infraestrutura adequada, de modo que haja a formação de indivíduos capazes de erradicar os desafios no acesso à universidade pública. Assim, situações como as vistas no filme deixarão de fazer parte do cenário brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada