No filme “O guerreiro Didi e a ninja Lili”, são apresentadas cenas de trabalho infantil, onde alguns garotos subordinados ao seu chefe se submetem a irem trabalhar nas ruas e, em alguns casos, sendo levados até a roubarem às pessoas e logo após entregarem tudo o que conseguiram ao seu mestre, vivendo em situações precárias, expostos a receberem insultos e abusos, à exaustão física e mental, e , assim, adoecerem por estarem diante de uma realidade onde não se tem saneamento adequado, tornando-se essa a realidade de muitas crianças e jovens que vivem nessa situação.
Além disso, esses adolescentes e crianças ao trabalharem nas ruas ou em outros lugares tornam-se impossibilitados de estudarem. Nas gerações anteriores esta era uma realidade normal, principalmente, nas famílias com pouca condição financeira, pois eram poucos os que viviam nessas condições e tinham a oportunidade de se dedicarem aos estudos, eles tinham que trabalhar e estudar nas horas vagas do almoço; já os filhos dos fazendeiros eram os que tinham maiores oportunidades para estudarem, já que tinham melhores condições financeiras para custear a faculdade.
Com base no que foi abordado acima, percebe-se que o trabalho infantil é a triste realidade de muitos, tanto que diversos filmes foram lançados com esse tema com intuito de transmitir ensinamentos e contribuir na erradicação do trabalho infantil. Assim sendo, para tentar resolver o problema em questão, o Governo deveria instaurar leis mais rigorosas e punir os responsáveis por obrigarem crianças e jovens a trabalharem e prejudicarem a vida estudantil. A população por sua vez deve, pois, contribuir também, ajudando com denúncias sobre o trabalho infantil e dessa forma erradicá-lo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada