Em primeira análise, é importante destacarmos a desigualdade social como um dos grandes impasses para o acesso ao ensino á distancia. Dentro desse contexto, a ideologia do Darwinismo Social, pregava que algumas raças eram superiores a outras, sendo essa perspectiva, enraizada ao decorrer da história brasileira, responsável por desenvolver a desigualdade social. Sendo assim, fazendo mais de 46 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não possuírem o acesso á rede e outros recursos básicos, como a educação. Nesse viés, por essa falta de acesso á internet, jovens não conseguem usar o ensino remoto, o que torna intolerável a continuação desse cenário.
Ademais, é importante destacarmos que por não possuírem acesso ao ensino, esses jovens tornam como perspectiva de vida apenas o que eles vivenciam. Sob esse viés, segundo o filósofo iluminista Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. Em analogia a esse pensamento, é perceptível que a presença ou a ausência da educação traz impactos evidentes na vida dos cidadãos, principalmente negros e pessoas que vivem em ambientes de hierarquia e violência urbana como nas favelas, assim, visível que a falta da educação torna o indivíduo uma representação da sua realidade. Sendo assim, sem acesso a esse sistema á distância em tempos pandêmicos, além de aumentar a evasão escolar, muitos jovens tendem a seguir a realidade das suas comunidades, com a venda de drogas e consequentemente até sua morte. Logo, torna – se urgente o acesso á rede para essa parcela da população brasileira.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, o Ministério da Educação – este responsável pela elaboração e execução da educação do infantil ao profissional – com o governo devem promover acesso adequado a esses indivíduos por intermédio de espaços com internet, para possibilitar ás famílias em condições socioeconômicas precárias, uma melhor educação. Assim, será possível superar os desafios do ensino á distância no Brasil.
@vitoriaca
@Dante
@GabyyOliver
@Eviih
Poderiam corrigir e pontuar? Por favor?! Desde já, Obrigada!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.