Em primeiro plano, deve-se ressaltar à carência de políticas públicas. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado foi criado para eliminar as condições de desigualdade, e assim promover a coesão social. Entretanto, isso não ocorre no corpo social brasileiro, uma vez que não há nas instituições de ensino o desenvolvimento da temática da empatia, acarretando assim uma sociedade "desumanizada", que não têm compreensão dos problemas sociais, e assim, tornam-se cada vez mais individualistas e egoístas Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Outrossim, os crimes de ódio que ocorrem no Brasil também podem ser apontados como promotor do problema. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população negra têm 2,7% mais chances de serem vítimas de assassinatos do que os brancos. Partindo desse pressuposto, a sociedade brasileira ainda está presa em amarras arcaicas, no qual muitos cidadãos têm a convicção de que os negros são inferiores, gerando ódio contra essa parcela da população. Destarte, isso retarda a resolução do empecilho, já que a intolerância contribui para a não efetivação da empatia.
Portanto, com o intuito de aprimorar a empatia nas relações sociais brasileiras, faz-se necessário que o Ministério da Educação - como órgão que administra a educação no país - insira na grade das instituições de ensino a abordagem sobre a empatia, por meio das aulas de História e Sociologia, enfatizando seu histórico e impacto , com o intuito de instruir os jovens sobre o assunto. Assim, a profecia de Zweig será solidificada no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.