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Por Eubrooke
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A série "Atypical" conta a história de Sam, um garoto autista que por meio da ajuda de amigos e familiares, tenta levar sua vida normalmente enfrentando o preconceito e as dificuldades da sua condição. Fora da ficção, entretanto, a estigmatização dos transtornos mentais na sociedade, impede que os acometidos desfrutem de uma vida normal. Nesse contexto, observa-se um problema que tem como causas a falta de conhecimento e a lacuna de representatividade.
Dessa forma, em primeira análise, a lacuna educacional é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que não podemos combater algo que não tem nome. No entanto, não é a falta de nomenclatura e sim a ignorância social que atrasa o diagnóstico e interfere na inclusão social. Logo, as famílias devem se informar sobre as doenças mentais e procurar o tratamento adequado.
Em paralelo, o individualismo é um entrave que tange ao problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "Os excluídos graças à internet, podem derrubar a supremacia". Todavia, a sociedade atual está muito individualista e preconceituosa, utilizando as mídias de massa para propagar discursos de ódio. Dessa maneira, os grupos minoritários, como os acometidos por doenças mentais, encontram-se marginalizados socialmente.
De acordo com Bauman, o estado não consegue garantir os direitos sociais básicos, oferecendo cada vez menos aos cidadãos. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Por fim, o Ministério da Saúde deve promover políticas públicas para o tratamento e diagnóstico do autismo, através de debates e campanhas para conscientizar principalmente as famílias. Ademais, a mídia deve impulsionar a busca de informações sobre os transtornos mentais com postagens educativas, promovendo a aceitação social. Espera-se dessa forma, que mais "Sams" consigam levar suas vidas normalmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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