A priori, vale destacar que a dependência dessas tecnologias pode desencadear graves problemas sociais no indivíduo. O uso exagerado dos celulares pode diminuir a capacidade de comunicação interpessoal das pessoas, tornando-as seres antissociais. Em virtude disso, muitos jovens não conseguem um emprego e acabam se isolando do mundo exterior, gerando inúmeros problemas psicológicos, sobretudo a ansiedade, visto que, geralmente, um dos principais sintomas dessa doença é o medo de relacionar-se com alguém.
Em segundo lugar, é perceptível que as pessoas começaram a utilizar os meios de comunicação para realizar debates políticos, principalmente depois dos acontecimentos da Primavera Árabe, que foi uma onda revolucionária que surgiu através das redes sociais. No atual contexto brasileiro, há uma grande polarização de ideologias na mídia tecnológica. Com isso, muitos jovens começaram a participar de debates e a ganhar mais espaço para exporem seus pensamentos. No entanto, alguns adolescentes utilizam essa ferramenta para disseminar notícias falsas, causando uma desinformação de grande parcela da população. Por isso, é necessário que o Estado fique atento a esses acontecimentos.
Sendo assim, fica evidente que o mau uso dos veículos comunicativos gera um grande impacto na sociedade. Portanto, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Educação, promover palestras escolares que incentivem as relações sociais, sobretudo através de atividades lúdicas, a fim de que os jovens desprendam-se dos aparelhos tecnológicos. Além disso, o governo, por intermédio do Ministério da Segurança, deve criar uma força-tarefa que informe a população sobre as notícias falsas mediante as redes sociais, para que diminua esse perigo e a desinformação dos brasileiros. Dessa forma, menos jovens sofrerão com a ignorância e com os inúmeros problemas de socialização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada