Nesse viés, é fulcral destacar que a negligência estatal influencia significativamente no combate à fuga de cérebros na atualidade. Nessa lógica, o filósofo iluminista John Locke desenvolveu o conceito de Contrato Social, em que o Estado seria responsável pelo bem-estar coletivo. No entanto, a máquina administrativa rompe a tese de Locke, uma vez que não proporciona investimentos em programas que tencionem a exportação de intelectuais para países desenvolvidos. Assim, embora seja sua função, o Poder Público não proporciona o pleno desenvolvimento da sociedade, devido à falta de aplicações financeiras, deixando evidente sua ineficácia frente à esse problema caótico.
Ademais, a carência de aproximação pessoal apresenta-se como outro desafio da problemática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, as relações sociais se liquefizeram em um mundo globalizado, o que reduz os laços efetivos das comunidades. Tal conceito é concretizado no Brasil, uma vez que as interações sociais diminuiram na modernidade, o que, consequentemente, impossibilitou que os indivíduos criassem raízes de pertencimento ao lugar em que vivem. Assim, essa questão retarda o fim da fuga de cérebros, já que a falta de aproximação entre as pessoas mantém esse impasse.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação (MEC), por meio de investimentos, criar programas, como o auxílio estudantil, que financiem o estudo dos jovens brasileiros, visitando manter esses indivíduos no mercado de trabalho brasileiro após sua formação, com o intuito de conter a fuga de cérebros. Desse modo, o problema será minimizado na atualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.