Em primeira análise, vale ressaltar que as empresas do ramo tecnológico priorizam as necessidades do público jovem, por isso, não possuem interesse em tornar seus produtos mais acessíveis à terceira idade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que apenas 14% da população brasileira acima de sessenta anos utiliza a internet. Isso ocorre porque tal iniciativa requer um alto investimento financeiro em pesquisas no mercado de consumo, com o foco nas dificuldades experimentadas por esses indivíduos. Logo, muitas instituições evitam arriscar seu próprio rendimento em projetos que, contrários àqueles ligados à jovens, não apresentam lucro garantido.
Ademais, ainda existe um grande desconhecimento da população em relação aos benefícios trazidos pela tecnologia em relação aos idosos. Segundo o filósofo inglês John Locke, o homem é resultado de suas experiências. Logo, um cidadão que está incluído no meio tecnológico possui oportunidades de aprimorar sua capacidade motora, mental e física, sendo capaz de agir de maneira independente e realizar variadas tarefas do cotidiano. Assim, o tecido social contemporâneo passa a abranger de forma harmônica os anosos.
Fica evidente, portanto, a necessidade de medidas que garantam a alfabetização tecnológica de idosos no país. O Ministério da Educação, responsável por formular o sistema de ensino brasileiro, preparar oficinas de informática gratuitas para esses indivíduos, por meio de grupos interativos que estimulem de forma mútua, a fim de promover a inclusão da população de terceira idade no âmbito das relações tecnológicas. Desse modo, será possível assegurar a equidade desses cidadãos garantida no Estatuto do Idoso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.