Avatar do usuário
Por Sabrinasant
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#72903
O artigo 7° da Constituição Federal de 1988, assegura que: toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego e a condições favoráveis de trabalho. Assim, qualquer pessoa civil, com base na constituição pode se integrar à sociedade trabalhista.
A legislação trabalhista, na teoria, assegura todos os direitos à classe trabalhadora. Em contrapartida, na prática, os empregadores não respeitam a legislação trabalhista e os empregados por medo de perder o emprego e sua fonte de renda, não denuncia suas condições de trabalho inconstitucionais.
Uma vez que a legislação trabalhista não é exercida, abre-se caminho para a exploração trabalhista, que vem se tornando muito comum na sociedade moderna.
Para hoje a exploração trabalhista ser uma situação recorrente; é que século por século as condições de trabalho mudam, novos meios de produção vão surgindo. Neste século o capitalismo e o novo sistema econômico e meio de produção em vigor, o capitalismo e os produtores capitalista são os vilões por trás da exploração trabalhista.
Em primeira análise, vamos voltar para o século 11 ao qual o renascimento comercial permeia a Europa. Onde houve mudanças na base da economia da europa, de agricultura para comércio.
Como consequência, os camponeses mudaram de empregados para empregadores, assim diminuindo as forças do feudalismo.
Os novos chefes aplicaram aos seus subordinados o que eles já conheciam, a hierarquia. De dono de comércio a vendedores de matéria-prima, havia uma hierarquia presente. Porém todos eles viviam no mesmo conforto. Como uma relação humana saudável de dar e receber.
Entretanto, os séculos passam, as pessoas e sua forma de pensar mudam. Com os novos meios de trabalho sendo impostos, a relação humana dentro da sociedade trabalhista foi diminuindo e uma nova hierarquia desigual foi tomando espaço.
Tal como a revolução industrial, que teve início na Inglaterra no século 18, que garantiu o surgimento das indústrias e a consolidação do capitalismo.
Antes do surgimento das indústrias, a produção acontecia por manufatura. Com o surgimento das máquinas não era mais necessário várias pessoas exercendo uma função, a máquina fazia todo o trabalho, necessitava apenas de uma pessoa que a regesse.
Assim, muitas pessoas perderam seus empregos e os que ainda tinham emprego tiveram seu salário diminuído e jornada de trabalho aumentado.
Distanciando ainda mais o empregador do empregado.
Toda essa situação onde o empregador visa o lucro apenas, os empregados são seus meios de atingir o lucro, se consolidou o capitalismo.
Nota-se que essa forma de produção ecoa até os dias de hoje. O capitalismo se aprimorou com o passar das décadas. E quem deter o capital e os meios de produção, tem uma vida melhor que a do assalariado. Criando assim uma desigualdade.
O revolucionário russo Vladimir Lênin uma vez disse: Os capitalistas chamam de liberdade a dos ricos de enriquecer e dos operários de morrer de fome.
Lênin evidencia a banalização da vida dos operários enquanto os capitalistas enriquecem às custas deles.
Ademais, o empresário do século 21 onde apenas visa o dinheiro que ele vai receber com a sua mão de obra, não se importa com as condições que ele te oferece o trabalho, tudo se baseia no quanto do seu corpo você oferecerá para ele.
Na sociedade moderna onde o dinheiro é o centro do mundo, o subordinado não tem escolha a não ser se submeter a ser um assalariado no sistema capitalista.
Todos esses fatores levaram a ocorrer a exploração trabalhista, sendo recorrente na sociedade atual.
Portanto, para resolver esse problema desumano causado pelo capitalismo, a desigualdade entre empregador e empregado deve ser diminuída.
Os agentes da lei deverão fazer uma visita a indústrias e fábricas de segmentos diversos, para supervisionar se os direitos dos trabalhadores estão sendo exercidos.
O ministério do trabalho por meio da mídia e TV falará sobre os direitos trabalhistas para deixar a população ciente e os encorajar a denunciar condições não condizentes com a lei, oferecer também reajuste de salário, para qual for o cargo. E punindo com base na lei os empresários que não respeitam a legislação trabalhista.
Assim sendo, com uma relação humana respeitada faremos com que o século 21 seja um exemplo de mudanças no meio trabalhista para os futuros séculos e conseguiremos eliminar a exploração trabalhista.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73057
Olá @Sabrinasant. Aqui está minha correção :D

O artigo 7° da Constituição Federal de 1988, assegura que: toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego e a condições favoráveis de [1] trabalho. Assim, qualquer pessoa civil, com base na [2] constituição pode se integrar à sociedade trabalhista. A legislação trabalhista, na teoria, assegura todos os direitos à classe trabalhadora. Em contrapartida, na prática, os empregadores não respeitam a legislação [1] trabalhista e os empregados [4] por medo de perder o emprego e sua fonte de renda, não [5] denuncia suas condições de trabalho inconstitucionais. Uma vez que a legislação [3] trabalhista não é exercida, abre-se caminho para a exploração [3] trabalhista, que vem se tornando muito comum na sociedade moderna. Para hoje [4] a exploração [2] trabalhista ser uma situação recorrente; é que século por século as condições de trabalho mudam, novos meios de produção vão surgindo. Neste [1] século [4] o capitalismo e o novo sistema econômico e meio de produção em vigor, o [1] capitalismo e os produtores capitalista são os vilões por trás da exploração [1] trabalhista.

- Esse parágrafo ficou muito longo. Recomendo escrever de forma suficiente para ocupar o espaço de 30 linhas na folha de redação
- Utilizou a Constituição Federal, um repertório bastante pertinente e referente ao tema. Porém, você não especificou sua tese, apesar de ter apresentado parte dos problemas em: “Em contrapartida, na prática, os empregadores não respeitam a legislação trabalhista e os empregados por medo de perder o emprego e sua fonte de renda, não denuncia suas condições de trabalho inconstitucionais”.
[1] – Repetição do termo “trabalho”
[2] – Erro de grafia. “Constituição” está com letra minúscula
[1] – Repetição do termo “trabalhista”
[4] – Falta de vírgula
[5] – Erro de concordância. O verbo deve concordar com o número do sujeito
[1] – Repetição do termo “século”
[1] – Repetição do termo “capitalismo”


Em primeira análise, [8] vamos voltar para o [9] século 11 [10] ao qual o [11] renascimento comercial permeia a Europa. [12] Onde [5] houve mudanças na base da economia da [14] europa, de agricultura para comércio. Como consequência, os camponeses mudaram de empregados para empregadores, assim diminuindo as forças do feudalismo. Os novos chefes aplicaram aos seus subordinados o que eles já conheciam, a hierarquia. De dono de comércio a vendedores de matéria-prima, havia uma [15] hierarquia presente. Porém [10] todos eles viviam no mesmo conforto. [10] Como uma relação humana saudável de dar e receber. Entretanto, os séculos passam, as pessoas e sua forma de pensar mudam [16]. Com os novos meios de trabalho sendo impostos, a relação humana dentro da sociedade trabalhista foi diminuindo e uma nova [1] hierarquia desigual foi tomando espaço. Tal como a [11] revolução industrial, que teve início na Inglaterra no [9] século 18, que garantiu o surgimento das indústrias e a consolidação do capitalismo.

- Esse parágrafo ficou muito expositivo. Recomendo você aprofundar na argumentação, não só nos repertórios
[8] – Recomendo não usar verbos em primeira pessoa, seja no singular ou plural
[9] – Século deve ser escrito com números romanos
[10] – Falta de vírgula
[11] – Erro de grafia. “renascimento comercial” deve ser escrito com letra maiúscula
[12] – Falta de conectivo
[5] - Erro de concordância. O verbo deve concordar com “mudanças”
[11] – Erro de grafia. “europa” deve ser escrito com letra maiúscula
[1] – Repetição do termo “hierarquia”
[16] - Poderia ter aprofundado a argumentação aqui
[11] – Erro de grafia. “revolução industrial” deve ser escrito com letra maiúscula


[12] Antes do surgimento das indústrias, a produção acontecia por manufatura. Com o [1] surgimento das máquinas [10] não era mais [21] necessário várias pessoas exercendo uma função, [12] a máquina fazia todo o trabalho, necessitava [13] apenas de uma pessoa que a regesse. Assim, muitas [1] pessoas perderam seus empregos e os que ainda tinham emprego tiveram seu salário diminuído [1] e jornada de trabalho aumentado. [10] Distanciando ainda mais o empregador do empregado. Toda essa situação [14] onde o empregador visa o lucro apenas, os empregados são seus meios de atingir o lucro, se consolidou o capitalismo. Nota-se que essa forma de produção ecoa até os dias de hoje. O [1] capitalismo se aprimorou com o passar das décadas. E quem [15] deter o capital e os meios de produção, tem uma vida melhor que a do assalariado. [10] Criando assim uma desigualdade. O revolucionário russo Vladimir Lênin uma vez disse: Os capitalistas chamam de liberdade a dos ricos de enriquecer e dos operários de morrer de fome. [12] Lênin evidencia a banalização da vida dos operários enquanto os capitalistas enriquecem às custas deles.

[12] – Falta de conectivo
[1] – Repetição do termo “surgimento”
[10] – Falta de vírgula
[12] – Falta de conectivo
[13] – Verbo “necessitava” deve estar no gerúndio
[1] – Repetição do termo “pessoas”
[1] – Repetição do termo “e”
[14] – Nesse caso, como o termo “situação” não é algo físico, ele deveria ser retomado pelo termo “aonde”
[1] – Repetição do termo “capitalismo”
[15] – Nesse caso, o verbo deveria ser “detêm”


Ademais, o empresário do [9] século 21 onde apenas visa o dinheiro que ele vai receber com a [13] sua mão de obra, não se importa com as condições que ele [13] te oferece o trabalho, tudo se baseia no quanto do [13] seu corpo você oferecerá para ele. Na sociedade moderna [10] [14] onde o dinheiro é o centro do mundo, o subordinado não tem escolha a não ser se submeter a [1] ser um assalariado no sistema capitalista. Todos esses fatores levaram a ocorrer a exploração trabalhista, sendo recorrente na sociedade atual.

[9] - Século deve ser escrito com números romanos
[13] – Não recomendo utilizar pronomes que estejam direcionando para o corretor. Além disso, a construção do período fica afetada
[10] – Falta de vírgula
[14] - – Nesse caso, como o termo “sociedade moderna” não é algo físico, ele deveria ser retomado pelo termo “aonde”
[1] – Repetição do termo “ser”


Portanto, para resolver esse problema desumano causado pelo capitalismo, a desigualdade entre empregador e empregado deve ser diminuída. Os [agente] agentes da lei[ação] deverão fazer uma visita a indústrias e fábricas de segmentos diversos, para supervisionar se os direitos dos trabalhadores estão sendo exercidos. [agente] O ministério do trabalho por [meio/modo] meio da mídia e TV [ação] falará sobre os direitos trabalhistas para deixar a população ciente e os encorajar a denunciar condições não condizentes com a lei, [13] oferecer também reajuste de salário, para qual for o cargo. E punindo com base na lei os empresários que não respeitam a legislação trabalhista. Assim sendo, com uma relação humana respeitada faremos com que o [9] século 21 [finalidade] seja um exemplo de mudanças no meio trabalhista para os futuros séculos e conseguiremos eliminar a exploração trabalhista.

- Sua conclusão está boa. Mas, removeria a parte do “Os agentes da lei deverão fazer uma visita a indústrias e fábricas de segmentos diversos, para supervisionar se os direitos dos trabalhadores estão sendo exercidos”, pois acho que ficou muita coisa escrita
[13] – Verbo “oferecer” deve estar no gerúndio
[9] - Século deve ser escrito com números romanos
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
239 Exibições
por Adri25465
A exploração trabalhista na sociedade moderna
por Rayelli    - In: Outros temas
6 Respostas 
329 Exibições
por Rayelli
1 Respostas 
121 Exibições
por Pxvesq
0 Respostas 
70 Exibições
por Pedro017
3 Respostas 
152 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
56 Exibições
por Nayara001sss
0 Respostas 
14 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
18 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
21 Exibições
por 18111998098
0 Respostas 
44 Exibições
por Walquiria0

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM