Em primeiro plano, é indesmentível que a sociedade sofre de uma educação rasa, onde não há uma orientação desde cedo nas escolas sobre o respeito e cuidado sobre as limitações individuais. Como diz o professor e filósofo Paulo Freire "Se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Em suma, a ausência educacional traz consequências no futuro, o preconceito e a discriminação, que pouco a pouco torna a população desfavorecida menos inclusiva na sociedade.
Além disso, vale lembrar que por conta da falta de atenção, o problema se torna normalizado, num ponto em que as vítimas se tornam totalmente excluídas da sociedade, trazendo dificuldades em garantir seus direitos como cidadão. Por conta disso é necessária uma intervenção rigorosa para tornar possível uma maior inclusão de todos na sociedade, para concordar com os direitos humanos.
Portanto, a mudança começa desde cedo, na educação. Em primeiro lugar, com apoio do MEC, deve haver uma educação priorizada através de um projeto onde deve haver aulas explicativas e palestras, que abordam a importância do respeito aos surdos e como a sociedade pode ajudar a incluir mais essa parcela da população, tendo principalmente aula de libras para uma melhor comunicação entre os alunos, de modo a acabar com as diferenças e haver uma maior igualdade tanto na educação como na sociedade em geral.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.