Em primeira análise, a contaminação oceânica provocada pelo homem por consequência do seu uso contínuo é um dos fatores mais comuns no que tange à degradação ambiental para a circulação da economia, dessa maneira, a fauna marítima é drasticamente atingida e consequentemente, o ecossistema marinho é prejudicado. Nesse sentido, o filósofo alemão Hans Jonas, defende que as decisões – principalmente econômicas – devem ser guiadas a partir das consequências que geram para a coletividade. Portanto, ao observar o cenário mundial, o pensamento do filósofo nada mais é do que uma utopia, pois, o termo “desenvolvimento sustentável” apropriado pelo capitalismo é usado somente para atrair o lucro e a popularidade, sem se atentar à situação do ecossistema nacional.
Em segunda análise, o esgotamento de recursos naturais é o principal impasse sofrido atualmente pelo meio ambiente e pelo homem, pois, além de prejudicar o contexto hodierno, a problemática também ameaça perdurar no futuro, deteriorando a economia e o desenvolvimento da fauna. Nesse viés, o impasse é resultado da intensa ação antropológica no ecossistema, o que prejudica o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o Relatório Brundtland, criado pela ex-ministra norueguesa Gro Brundtland, alega que para manter a relação entre seres humanos e meio ambiente seja necessário manter a capacidade de atender as necessidades das gerações do presente sem prejudicar as futuras. Entretanto, o homem vem deteriorando ainda mais o ecossistema e infelizmente, o relatório da ex-ministra pode estar longe de ser cumprido no âmbito mundial.
Em adendo, é necessário que sejam implementadas medidas que ajudem a atenuar a situação na que o ecossistema se encontra. Por conseguinte, é primordial que as autoridades responsáveis pela fiscalização do meio ambiente proíbam severamente a jogada de detritos industriais no oceano, para assim, aqueles que cometam o ato sejam punidos de acordo com a lei. Além disso, é crucial que o Ministério do Meio Ambiente, através de mídias digitais oficiais do Governo, promova didaticamente a importância da preservação ambiental para a economia e o desenvolvimento sustentável do país, dessa maneira, a população será democraticamente ensinada sobre o tópico. Destarte, o direito presente na Magna Carta será devidamente efetivado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.