Sob esse viés, pode-se apontar com um problema a consolidação de uma solução, ao preconceito existente no racismo. Conforme o sociólogo francês, Pierre Bordieu, o que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser utilizado em mecanismo de opressão. Nesse sentido, a mídia tem um papel fundamental nesse assunto, de forma como é retratado em novelas e séries, na maioria das vezes os negros estão em papéis marginalizados, ou como empregados domésticos, dificilmente como protagonista. Além disso, traz a tona os estereótipos europeus que tem muita influência no Brasil, pessoas brancas, com olhos claros e loiras, estas sendo denominadas bonitas e padrão de beleza, fugindo totalmente da realidade brasileira.
Outro ponto relevante nesta temática, é a questão da desigualdade social. Sob essa lógica, segundo Chesterton, ter o direito de fazer uma coisa não é, em absoluto, estar certo em fazê-la. No entanto, no que tange ao fato do racismo no Brasil, é a história da luta de classes presente até os dias atuais, como pode-se observar no mercado de trabalho. Não existe muitos negros exercendo um cargo de alto nível, como juiz, políticos, médicos e administradores de grandes empresas. Assim sendo, um cargo baixo, gera uma renda salarial mínima, de forma que impossibilita famílias a darem uma educação melhor a seus filhos, existe a falta de planos de saúde bons, estilos de moradia qualificados, entre outros.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério Público, em parceria com o Estado, promova discussões e campanhas interdisciplinares sobre as tendências em direitos fundamentais na sociedade brasileira, aplicar também projetos em escolas públicas, palestras em instituições de trabalho, universidades, entre outros. Nesse sentido, o intuito de tal medida é para minimizar o preconceito, a luta de classes, a desigualdade e em suma, formar uma sociedade igualitária e justa a todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada