Avatar do usuário
Por Brenda2x
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#73042
Embora a constituição federal de 1988 assegura o direito a sociedade para todos os cidadãos, percebe-se que, na conjuntura brasileira atual, não há o cumprimento desta garantia, principalmente no que tange ao racismo. Nesse sentido, urge que medidas sejam tomadas para minimizar essa falha no princípio de isonomia, motivada não só pelo preconceito, mas também pela desigualdade social.
Sob esse viés, pode-se apontar com um problema a consolidação de uma solução, ao preconceito existente no racismo. Conforme o sociólogo francês, Pierre Bordieu, o que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser utilizado em mecanismo de opressão. Nesse sentido, a mídia tem um papel fundamental nesse assunto, de forma como é retratado em novelas e séries, na maioria das vezes os negros estão em papéis marginalizados, ou como empregados domésticos, dificilmente como protagonista. Além disso, traz a tona os estereótipos europeus que tem muita influência no Brasil, pessoas brancas, com olhos claros e loiras, estas sendo denominadas bonitas e padrão de beleza, fugindo totalmente da realidade brasileira.
Outro ponto relevante nesta temática, é a questão da desigualdade social. Sob essa lógica, segundo Chesterton, ter o direito de fazer uma coisa não é, em absoluto, estar certo em fazê-la. No entanto, no que tange ao fato do racismo no Brasil, é a história da luta de classes presente até os dias atuais, como pode-se observar no mercado de trabalho. Não existe muitos negros exercendo um cargo de alto nível, como juiz, políticos, médicos e administradores de grandes empresas. Assim sendo, um cargo baixo, gera uma renda salarial mínima, de forma que impossibilita famílias a darem uma educação melhor a seus filhos, existe a falta de planos de saúde bons, estilos de moradia qualificados, entre outros.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério Público, em parceria com o Estado, promova discussões e campanhas interdisciplinares sobre as tendências em direitos fundamentais na sociedade brasileira, aplicar também projetos em escolas públicas, palestras em instituições de trabalho, universidades, entre outros. Nesse sentido, o intuito de tal medida é para minimizar o preconceito, a luta de classes, a desigualdade e em suma, formar uma sociedade igualitária e justa a todos os cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
79 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
72 Exibições
por Ketylen
0 Respostas 
68 Exibições
por Laugab21
0 Respostas 
65 Exibições
por Gislaine098
0 Respostas 
115 Exibições
por Casn
0 Respostas 
69 Exibições
por Laracardoso
0 Respostas 
74 Exibições
por Marianagg
0 Respostas 
130 Exibições
por DaviTaveiras
7 Respostas 
1113 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
53 Exibições
por Victoriaevyy

studymalus Katsmoking elloysa DaviHudson […]

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM