Em primeiro lugar, observa-se a inércia governamental em relação a problemática. Nessa perspectiva, na constituição de 1988 é garantido o direito universal a cultura e é dever do Estado difundir as práticas culturais. Assim, vale ressaltar a importância do governo para a difusão e democratização da erudição e conhecimento entre o povo brasileiro. Contudo, a realidade se distancia da jurisdição, onde não se cumpre as normas implementadas pela lei.
Outrossim, a baixa escolarização é responsável pela inviabilidade da interação do indivíduo e meio erudito. Segundo Paulo Freire a educação não muda o mundo, apenas muda a forma como as pessoas entendem o meio, e assim mudam o mundo. Dito isso, é evidente o papel que o conhecimento tem em instruir e levar cidadãos à consciência de seu legado histórico e humanitário, que por sua vez, só pode ser transmitido através do saber.
Portanto, é de conhecimento os empecilhos ligados a questão da democratização da cultura no brasil , logo deve-se tomar iniciativas. Para isso, cabe ao Ministério da Educação juntamente ao Ministério da Cultura promover oficinas culturais nas escolas. Tais ações devem levar para todos os públicos conhecimentos como o de mundo, literatura, cinema. Só assim será possível transformar a paisagem social brasileira com o que descrito na música "comida" da Banda Titã.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.