A chegada da pandemia em 2020 contribuiu com uma vasta mudança no cotidiano que resultou em uma nova adaptação mundial para o mundo educacional. Com isso, a discussão sobre a educação domiciliar está em larga escala e há vários fatores que devemos considerar como a escassez de recursos necessários e a aprendizagem monótona. Segundo o advogado Derek Bok numa de suas citações, ”Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância”.
Através de vários meios de comunicação, há o debate sobre a falta de acesso às aulas pela inacessibilidade para alguns estudantes brasileiros se conectarem às aulas virtuais. Diante deste fato, o desempenho estudantil é afetado tanto pessoalmente como profissionalmente. Para solucionar uma parte deste problema, alguns estados como o Ceará teve uma distribuição de circuitos integrados para alunos de escola pública com o intuito de dar conectividade. Convém lembra que há outras ocasiões que o aluno possa não ter aparelhos eletrônicos ou no local em que mora a conectividade para o mundo virtual é extinta.
Diante dos fatos apresentados, ainda há estados ou redes populares que não retornaram com as aulas presenciais no Brasil há mais de 1 ano. Os discentes alegam que o aprendizado virtualmente é afetado por ser um desafio demasiado que é enfrentado de maneira diferente para alguns através do método de estudo atual, onde precisam passar por várias pressões mesmo com o coronavírus e acabam se afastando do conhecimento. Segundo o pintor Leonardo da Vinci, “Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece”. Por meio desta frase, é apresentado o quão exaustivo e ineficaz pode ser o entupimento de matérias que os alunos acabam apenas decorando às vezes e é essencial que se conduza uma maneira de estudar mais eficiente para o educando, podendo até contribuir para professores também.
Portanto, o Governo do Brasil deve se juntar com os governos de cada estado para mudar o cenário de forma que a acessibilidade cresça para os acadêmicos. Não só com circuitos, mas entender como cada região funciona para poder solucionar o problema de forma correta para todos. Também é necessária uma agilidade para o aumento do desempenho por meio da mudança do aprendizado hodierno que pode afetar através da falta de apoio escolar em situações que podem ser difíceis por conta da forma de lecionar da atualidade. Contribuindo assim, para um futuro melhor com a forma de aprender em casa em tempos árduos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.