Em primeiro lugar, a negligência do estado no que tange à saúde é um dos fatores que impedem esse processo. Diante desta perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem da assistência ao usuário de tabaco na sociedade contribuem para a precariedade deste setor. Desta maneira, o tabagismo se infiltra cada vez mais no cotidiano da população sendo responsável por diversas doenças segundo o ministério da saúde o tabaco é responsável por câncer e problemas cardíacos sendo responsável também pela morte de 6 milhões de pessoas anualmente no brasil segundo o INCA - Instituto nacional de câncer. Infelizmente, desrespeitando o que a constituição federal de 1988 no seu artigo 6 no que diz respeito à saúde. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do estado para mudar essa realidade.
Ademais, a desinformação da sociedade principalmente os jovens em relação aos problemas relacionados ao tabagismo entre os Brasileiros tornando-se um impulsionador deste problema. Além disso à escassez da divulgação de informações principalmente nas escolas para à conscientização dos jovens sobre as doenças causadas pelo tabagismo que prejudicam não só o usuário como também as pessoas próximas a ele. Segundo o ministério da saúde cerca de 18,5% dos jovens de 12 à 17 anos já fumaram ao menos uma vez. Por todos esses aspectos, conclui-se que medidas devem ser tomadas.
Em virtude dos fatos apresentados, faz-se necessário que o governo se posicione, juntamente com o MEC - Ministério da Educação - que devem promover debates com o auxílio de aulas de sociologia e filosofia em todo território nacional com finalidade de diminuir o uso de tabaco na adolescência. Além disso, o ministério da saúde juntamente com o SUS e o INCA devem criar campanhas e palestra oferecendo tratamento adequado à todos ajudando a superar seus vícios. Para tal, é necessário um direcionamento de verbas tanto para saúde quanto para educação para a criação da campanha de conscientização. Logo, o tabagismo só será problema na fiação e não mais no cotidiano dos Brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.