De acordo com o sociólogo Herbert José de Sousa, um país consegue mudar através de sua cultura. No entanto, para uma grande parcela dos brasileiros não é possível ter contato com uma das mais valorizadas expressões culturais, o cinema, tendo em vista que apenas 17% da população frequenta-o regularmente, pelo menos uma vez ao mês. Um dos fatores que demonstram essa situação é a concentração das salas nas grandes cidades e em regiões mais prósperas economicamente, o que indica a necessidade de enfrentar longos períodos no transporte público para chegar ao cinema por parte dos moradores de localidades mais afastadas. Nas diversas cidades pequenas e que se localizam nas regiões mais pobres do país, sequer existem salas cinematográficas, o que cria um grande abismo no que tange a obtenção do conhecimento da sétima arte.
Além disso, a desigualdade social constitui-se como um forte agente causador do problema, visto que boa parte dos brasileiros não possui condições financeiras para arcar com as despesas de ingressos e passagens para conseguirem chegar aos locais onde são transmitidos os filmes. A cultura é colocada em segundo plano dentro de uma situação em que precisa-se priorizar os gastos com bens essenciais para a existência e o dinheiro é escasso.
Portanto, é de extrema importância que o Ministério da Cultura introduza programas sociais em regiões de maior vulnerabilidade econômica, por meio da simulação de salas de cinema, em que sejam transmitidos filmes e haja assentos e pipoca, com o intuito de fazer com que esses indivíduos se sintam mais imersos nesta experiência. Nesses eventos, também pode haver debates sobre as obras assistidas, para que o público se sinta mais imersivo nas histórias e questões abordadas. Dessa forma, aventuras como as de João Grilo e Chicó não ficarão presas em um nicho específico, mas serão expandidas para que todos os brasileiros possam assistir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada