@Isabelle10ra
@chihirukiki
@EmillyySilva
No documentário "A Pequena Grande Fazenda" é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da Fazenda em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitas agriculturas familiares brasileiras se empenham para melhores resultados como-menos uso de agrotóxico e maior empregalidade. Entretato, o esforço e dedicação não tem o reconhecimento justo. Diante disso, convém analisamos caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.
Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem sua valorização adequada no Brasil. Dessa forma, no filme " O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, o filme mostra como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, mostra-se que a agricultura familiar e muito importante. Pois, os dados do Censo Agropecuário 2017, nos relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.
De modo que, os dados apresentados pelo grupo cultivar, explica que agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. Entretanto, apesar de tamanha importância seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar. Tendo em vista que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passado a maior parte da vida trabalhado, sem conhecimento financeiro e tecnológico.
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. O MEC(Ministério da educação), devem levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais. Por meio da ajuda de profissionais da educação como- professores da área de engenharia agrícola- ensinando como evoluir seu desenvolvimento. Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.