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Por 12344321
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#72889
@geoca
@Isabelle10ra
@chihirukiki
@EmillyySilva


No documentário "A Pequena Grande Fazenda" é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da Fazenda em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitas agriculturas familiares brasileiras se empenham para melhores resultados como-menos uso de agrotóxico e maior empregalidade. Entretato, o esforço e dedicação não tem o reconhecimento justo. Diante disso, convém analisamos caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.

Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem sua valorização adequada no Brasil. Dessa forma, no filme " O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, o filme mostra como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, mostra-se que a agricultura familiar e muito importante. Pois, os dados do Censo Agropecuário 2017, nos relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.

De modo que, os dados apresentados pelo grupo cultivar, explica que agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. Entretanto, apesar de tamanha importância seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar. Tendo em vista que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passado a maior parte da vida trabalhado, sem conhecimento financeiro e tecnológico.

Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. O MEC(Ministério da educação), devem levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais. Por meio da ajuda de profissionais da educação como- professores da área de engenharia agrícola- ensinando como evoluir seu desenvolvimento. Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Spayke
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#72959
Oi boa noite, eu sou só um estudante então vou corrigir de acordo com os meus conhecimentos.

No documentário "A Pequena Grande Fazenda" é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da Fazenda[fazenda] em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitas agriculturas familiares brasileiros[acho que seria muitos agricultores familiares brasileiros; agriculturas ficaria sem coesão porque são os agricultores que se empenham e aí vem o resto da frase] se empenham para melhores resultados como-menos[não existe esse hífen] uso de agrotóxico[agrotóxicos] e maior empregalidade. Entretato, o esforço e dedicação [o esforço e a dedicação] não tem[têm] o reconhecimento justo.[reconhecimento de quem?] Diante disso, convém analisamos caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.

Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem [acho que deveria ter um "a"]sua valorização adequada no Brasil. Dessa forma[acho que esse conectivo não tem relação. Poderia utilizar "Por outro lado" ou "Entretanto" algo nesse sentido], no filme " O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, o filme mostra[houve uma repetição desnecessária de "o filme mostra", porque você já tinha dito "no filme", aí só precisava colocar "mostrou". Ou seria até melhor tirar esse "no filme" e colocar "o filme", e aí coloca "mostra"] como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, mostra-se que a agricultura familiar e[é] muito importante. Pois,[aqui não teria esse ponto porque assim estaria separando a oração do complemento/explicação. E também não existe essa vírgula]com os dados do Censo Agropecuário 2017, nos relata[deveria ser "se relata" ou "é relatado"] que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.


De modo que, os dados apresentados[quais dados?] pelo grupo cultivar, explica que agricultura familiar[acredito que seja "Grupo Cultivar" pois imagino que seja uma instituição ou algo do gênero. Também houve uma falha na coesão; deveria ser "De modo que, com os dados apresentados pelo Grupo Cultivar, é explicado que a agricultura familiar...] contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. Entretanto, apesar de tamanha importância[faltou uma vírgula]seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar. Tendo em vista[novamente não existe esse ponto, e sim uma vírgula] que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passado[passando] a maior parte da vida trabalhado[trabalhando], sem conhecimento financeiro e tecnológico.

Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. O MEC(Ministério da educação), devem[deve] levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais. Por meio[não existe esse ponto, é vírgula] da ajuda de profissionais da educação como-professores da área de engenharia agrícola- [esse travessão deveria ser iniciado antes do "como" já que essa frase estaria explicando]ensinando como evoluir seu desenvolvimento. Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.

Aqui na conclusão você conseguiu deixar claro o Agente, a Ação, o Modo/Meio e a Finalidade. Porém não houve um detalhamento.

Sua redação num geral está boa, mas você erra muito na questão de ortografia. Espero que continue melhorando. Caso eu tenha cometido um erro na correção me perdoe.
0
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Por Gi69
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#73862
@12344321, vou deixar minha análise também. Desculpe-me a demora.

LEGENDA
✅CERTO
❌ERRADO
📝CORREÇÃO DE ERRO DE PORTUGUÊS
🧐OPINIÃO
😉DICA

✍🏽✍🏽INTRO✍🏽✍🏽
No documentário "A Pequena Grande Fazenda" 📝[,]é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da Fazenda📝[fazenda] em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitas agriculturas familiares brasileiras se empenham para melhores resultados📝[,] como❌-❌[NÃO ENTENDI ESSE TRACINHO] menos uso de agrotóxico e maior empregalidade. Entretato, o esforço e dedicação😉 [de quem?] não tem o reconhecimento justo.[COMPARE ISSO AO BRASIL PARA MOSTRAR SUA TESE E FAZER DO SEU REPERTÓRIO PRODUTIVO] Diante disso, convém analisamos 📝[analisar] [NÃO UTILIZE A 1° PESSOA DO SINGULAR NEM A 3° NA REDAÇÃO. SEJA SEMPRE IMPESSOAL ]caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.

✅CONTEXTUALIZAÇÃO: AQUI TENHO OBSERVAÇÕES A FAZER. SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTÁ GRANDE DEMAIS, ENTÃO, SUGIRO FAZER APENAS 1 OU 2 PERÍODOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO BEM BREVE. AFINAL DE CONTAS, O QUE IMPORTA É A SUA TESE E O ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO. OUTRA COISA, VOCÊ DEVERIA TER RELACIONADO SUA CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, O DOCUMENTÁRIO A SUA TESE.
O REPERTÓRIO DEVE SER LEGITIMADO, PERTINENTE E PRODUTIVO ( O SEU FOI LEGITIMADO E PERTINENTE, MAS NÃO MUITO PRODUTIVO, VISTO QUE NÃO O RELACIONOU A TESE).

TESE: DESENVOLVA MELHOR SUA TESE. QUAL O SEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO À AGRICULTURA FAMILIAR?

ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO : DÊ UM SPOILER DOS SEUS ARGUMENTOS.

🧐RESUMINDO: SEJA MAIS BREVE NA CONTEXTUALIZAÇÃO E A RELACIONE A SUA TESE. OUTROSSIM, DÊ UM SPOILER DOS SEUS ARGUMENTOS.

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽
✅TÓPICO FRASAL Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem ❌sua❌ [a] valorização adequada no Brasil. ✅REPERTÓRIO Dessa forma, no filme " O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, ❌o filme mostra❌[é mostrado] como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, ❌mostra-se❌ 😉[PARA NÃO FICAR REPETITIVO SUGIRO TROCAR POR "PERCEBE-SE"]que a agricultura familiar e muito importante. Pois, os dados do Censo Agropecuário 2017, ❌nos ❌relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.[COMO ASSIM NÃO SÃO? VOCÊ ACABOU DE MOSTRAR UM DADO DIZENDO O CONTRÁRIO. CUIDADO!]

🧐ARGUMENTAÇÃO ESTÁ MUITO SUPERFICIAL. FINALIZE SEU PARÁGRAFO .

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
❌[NÃO VÁ TÃO DIRETO. FAÇA UM TÓPICO FRASAL] De modo que, os dados apresentados pelo grupo cultivar, explica que [a] agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. ✅[ARGUMENTAÇÃO]Entretanto, apesar de tamanha importância seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar. Tendo em vista que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passado a maior parte da vida trabalhado, sem conhecimento financeiro e tecnológico.❌FINALIZAÇÃO

🧐CUIDADO, NÃO SEJA TÃO DIRETO.

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO ✍🏽✍🏽
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. ✅AGENTE O MEC(Ministério da educação), devem levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais. ✅[MEIO E AÇÃO]📝[,]Por meio da ajuda de profissionais da educação 📝[,] como❌- ❌ professores da área de engenharia agrícola❌-❌ ❌ensinando❌
📝[devem ensinar]como evoluir seu desenvolvimento.✅ Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e 📝[a]valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.

🧐FALTOU O DETALHAMENTO E A FINALIDADE.

😉PARA AJUDAR VOU DEIXAR UM RESUMO DA ESTRUTURA DA REDAÇÃO😉

INTRODUÇÃO

UTILIZE DE 5-7 LINHAS

•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.


DESENVOLVIMENTO

•TÓPICO FRASAL 1-2 LINHAS.
•REPERTÓRIO: 3 LINHAS
•ARGUMENTAÇÃO: 2-3 LINHAS
•FINALIZAÇÃO: 2 LINHAS
ISSO É SÓ UMA MÉDIA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO DEVE TER MAIS OU MENOS 7-9 LINHAS, MAS DEPENDE DA SUA LETRA TAMBÉM
.

•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

CONCLUSÃO

•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

Espero ter ajudado, abraços!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73863
Se não leu ainda, considere esta correção, visto que esqueci de apontar uns erros na outra.

LEGENDA
✅CERTO
❌ERRADO
📝CORREÇÃO DE ERRO DE PORTUGUÊS
🧐OPINIÃO
😉DICA

✍🏽✍🏽INTRO✍🏽✍🏽
No documentário "A Pequena Grande Fazenda" 📝[,]é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da Fazenda📝[fazenda] em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitas agriculturas familiares brasileiras se empenham para melhores resultados📝[,] como❌-❌[NÃO ENTENDI ESSE TRACINHO] menos uso de agrotóxico e maior empregalidade. Entretato, o esforço e dedicação😉 [de quem?] não tem o reconhecimento justo.[COMPARE ISSO AO BRASIL PARA MOSTRAR SUA TESE E FAZER DO SEU REPERTÓRIO PRODUTIVO] Diante disso, convém analisamos 📝[analisar] [NÃO UTILIZE A 1° PESSOA DO SINGULAR NEM A 3° NA REDAÇÃO. SEJA SEMPRE IMPESSOAL ]caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.

✅CONTEXTUALIZAÇÃO: AQUI TENHO OBSERVAÇÕES A FAZER. SUA CONTEXTUALIZAÇÃO ESTÁ GRANDE DEMAIS, ENTÃO, SUGIRO FAZER APENAS 1 OU 2 PERÍODOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO BEM BREVE. AFINAL DE CONTAS, O QUE IMPORTA É A SUA TESE E O ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO. OUTRA COISA, VOCÊ DEVERIA TER RELACIONADO SUA CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, O DOCUMENTÁRIO A SUA TESE.
O REPERTÓRIO DEVE SER LEGITIMADO, PERTINENTE E PRODUTIVO ( O SEU FOI LEGITIMADO E PERTINENTE, MAS NÃO MUITO PRODUTIVO, VISTO QUE NÃO O RELACIONOU A TESE).

TESE: DESENVOLVA MELHOR SUA TESE. QUAL O SEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO À AGRICULTURA FAMILIAR?

ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO : DÊ UM SPOILER DOS SEUS ARGUMENTOS.

🧐RESUMINDO: SEJA MAIS BREVE NA CONTEXTUALIZAÇÃO E A RELACIONE A SUA TESE. OUTROSSIM, DÊ UM SPOILER DOS SEUS ARGUMENTOS.

✍🏽✍🏽D.1✍🏽✍🏽
✅TÓPICO FRASAL Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem ❌sua❌ [a] valorização adequada no Brasil. ✅REPERTÓRIO Dessa forma, no filme " O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, ❌o filme mostra❌[é mostrado] como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, ❌mostra-se❌ 😉[PARA NÃO FICAR REPETITIVO SUGIRO TROCAR POR "PERCEBE-SE"]que a agricultura familiar e muito importante. Pois, os dados do Censo Agropecuário 2017, ❌nos ❌relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Diante disso, grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar.[COMO ASSIM NÃO SÃO? VOCÊ ACABOU DE MOSTRAR UM DADO DIZENDO O CONTRÁRIO. CUIDADO!]

🧐ARGUMENTAÇÃO ESTÁ MUITO SUPERFICIAL. FINALIZE SEU PARÁGRAFO .

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
❌[NÃO VÁ TÃO DIRETO. FAÇA UM TÓPICO FRASAL] De modo que, os dados apresentados pelo grupo cultivar, explica que [a] agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. ✅[ARGUMENTAÇÃO]Entretanto, apesar de tamanha importância seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro📝[lucros o] suficiente para elevar a mão de obra familiar. 📝[,]Tendo em vista que 📝[a] maior parte dos agricultores familiares não ❌teve❌📝[tiveram] a educação escolar adequada,❌ passado❌📝[uma vez que passaram] a maior parte da vida trabalhado❌, ❌sem conhecimento financeiro e tecnológico.❌FINALIZAÇÃO

🧐CUIDADO, NÃO SEJA TÃO DIRETO.

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO ✍🏽✍🏽
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. ✅AGENTE O MEC(Ministério da educação), devem levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais. ✅[MEIO E AÇÃO]📝[,]Por meio da ajuda de profissionais da educação 📝[,] como❌- ❌ professores da área de engenharia agrícola❌-❌ ❌ensinando❌
📝[devem ensinar]como evoluir seu desenvolvimento.✅ Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e 📝[a]valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.

🧐FALTOU O DETALHAMENTO E A FINALIDADE.

😉PARA AJUDAR VOU DEIXAR UM RESUMO DA ESTRUTURA DA REDAÇÃO😉

INTRODUÇÃO

UTILIZE DE 5-7 LINHAS

•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO, VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•TESE: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO OU PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.


DESENVOLVIMENTO

•TÓPICO FRASAL 1-2 LINHAS.
•REPERTÓRIO: 3 LINHAS
•ARGUMENTAÇÃO: 2-3 LINHAS
•FINALIZAÇÃO: 2 LINHAS
ISSO É SÓ UMA MÉDIA. O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO DEVE TER MAIS OU MENOS 7-9 LINHAS, MAS DEPENDE DA SUA LETRA TAMBÉM.

•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

CONCLUSÃO

•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO:DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

Espero ter ajudado, abraços!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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